• Carregando...
Rogério Bagé e Amílton Oliveira estão confirmados em Cianorte e Operário, respectivamente, para a Série D | Antonio More e Henry Milléo / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Rogério Bagé e Amílton Oliveira estão confirmados em Cianorte e Operário, respectivamente, para a Série D| Foto: Antonio More e Henry Milléo / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Com relação às equipe que fizeram a final do interior do Campeonato Paranaense, Cianorte e Operário já têm uma certeza: as comissões técnicas foram mantidas para a Série D do Campeonato Brasileiro. As duas equipes participam da competição nacional que começará no dia 17 de julho. Rogério Bagé, campeão do interior, fica no Leão do Vale. O mesmo vale para Amílton Oliveira no Fantasma.

A própria contratação de Oliveira já havia sido pensada na Série D. O técnico estava à frente do Madureira que conquistou o acesso em 2010, eliminando o próprio Operário. Agora o Fantasma começa a pensar na reposição para os jogadores que perdeu para outras equipes e na renovação de contratos. "Estamos checando com outros clubes do interior a reposição de peças. Já começamos pensando em um perfil de jogador para uma competição difícil que tem mata-mata a partir da segunda fase. Estamos tentando prolongar os vínculos do Ceará (meia), do Mateus e do Ícaro (atacantes), e do Ivan (goleiro)", revelou o gestor de futebol do Operário, Dorli Michels.

O Operário já perdeu Lisa (lateral) e Cambará (volante), que estão treinando na intertemporada do Paraná Clube para a Série B. A análise de possíveis contratações já começou no Paranaense. "A gente fez muitas avaliações no Paranaense e estamos confiantes que alguns darão certo. O campeonato deste ano foi muito bom. Fez com que muita gente voltasse os olhos para cá e tem muito time de Série B buscando gente aqui", contou Michels.

No caso do Cianorte, a aposta para a reposição vem preferencialmente das categorias de base do clube. "Somos um clube que revela. Não temos tanto poder de compra. Não dá para competir com equipes que oferecem salários. Alguns jogadores nosso do time atual já vieram da base, como o goleiro Marcelo e o meia Jovane. Temos no Paraná muitos bons atletas que podem vir. O importante nem é de onde vem, mas é encaixar no nosso perfil", disse o gerente de futebol do Leão do Vale, Adir Kist.

O Cianorte tem confirmada a saída do meia Thiago Santos para o Paraná e quase confirmadas as idas do centroavante Giancarlo e do zagueiro Brinner para o Tricolor da Vila.

Sonho de crescimento

Um acesso da Série D para a Série C é encarada pelos dois representantes paranaenses como uma oportunidade de entrar definitivamente no cenário nacional e de ter calendário para o ano inteiro de 2012, o que ajudaria a dar melhores contratos com atletas e com patrocinadores.

"Um dos sonhos do nosso presidente é entrar no cenário nacional. Será tudo diferente para a gente. Sabemos que não é só organização para subir e temos vários fatores envolvidos, como foi nos pênaltis contra o Operário. Esse time atual equivale em qualidade àquele grupo que enfrentou o Corinthians naquela Copa do Brasil (de 2005)", disse Kist, que era goleiro daquela equipe.

O Operário chegou a perder jogadores no final do ano passado, pois não tinha calendário garantido para o segundo semestre. "Temos de conseguir ocupar mais times nas divisões do Brasileirão.Quase conseguimos o acesso no ano passado. Caso consigamos, vamos poder apostar em contratos até o final do ano que vem. Por exemplo, perdemos o (zagueiro) De Lazzari, não por salário, mas pelo calendário da Chapecoense, que joga a Série C. Em termos de marketing, nós podemos até fazer contratos melhores para camisa e estádio", explicou Kist.

Adversários de risco

Dos adversários já confirmados para a Série D, dois deles já preocupam Cianorte e Operário: o Santa Cruz, campeão pernambucano, e o Juventude, time gaúcho que esteve na Série A recentemente e que cruzará com o Leão na 1ª Fase e poderá ser adversário do Fantasma na 2ª.

"Vai ser difícil. O futebol brasileiro tem bons clubes em qualquer divisão. Juventude e Santa Cruz estão aí e sempre vai ser assim. Temos de nos acostumar", disse Adir Kist. "Santa Cruz e Juventude devem brigar pelo acesso à Série C. O Santa caiu ano passado na primeira fase e sabe da dificuldade. O Juventude virá com elenco forte", completou Doli Michels.

O Operário estreará fora de casa, dia 17 de julho, contra o Mirassol. No grupo do Fantasma, o 7, estão também Cerâmica-RS, Cene-MS e Oeste-SP.

O Cianorte receberá o Cruzeiro-RS em casa. Na chave do Leão estão também Juventude, Brusque e Metropolitano-SC.

A Série D será disputada com a primeira fase com oito grupos de cinco equipes cada. Os dois melhores de cada grupos se classificam para o mata-mata, que seguirá até o final da competição. Os quatro semifinalistas serão promovidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]