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As obras no circuito do Anhembi, em São Paulo, estão em ritmo acelerado para que tudo esteja pronto para o próximo sábado, quando os carros da Fórmula Indy vão para a pista para os treinos. Nesta terça-feira, operários espalhados por toda a região do sambódromo trabalhavam para terminar a montagem das grades de proteção, fazer a limpeza da pista, finalizar a construção das arquibancadas e dos camarotes, além da montagem de telões, e deixar o asfalto na melhor condição possível.

O asfalto é o assunto que mais tem pessoas envolvidas. A expectativa é de que nesta quarta esteja pronto o recapeamento da entrada do S do Samba, na saída do Sambódromo para a avenida Olavo Fontoura - que será a Reta de Marte -, e no trecho seguinte, que liga à marginal Tietê, passando entre o Clube Espéria e o Pavilhão de Exposições.

Este recapeamento recente de quase toda a região da pista teve como intenção tornar a pista o mais plana possível. Porém, existe uma preocupação velada dos pilotos quando às ondulações. Todos só poderão tirar as dúvidas no sábado, quando os carros poderão ir à pista.

Quase tudo estará finalizado nesta quarta, já que na quinta acontecerá a vistoria final para a prova com a presença do prefeito Gilberto Kassab (DEM), a equipe da Indy Racing League (IRL, organizadora da competição) e de um representante da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Para garantir a segurança dos pilotos, serão utilizados 11 mil pneus formando barreiras de proteção - juntos a 8,37 km de grades e 5.450 hastes, colocados em barreiras de cimento -, espalhados pelos 4.180 metros do circuito.

Pilotos

À exceção dos pilotos brasileiros - Bia Figueiredo (Dreyer&Reinbold), Hélio Castroneves (Penske, uma das favoritas a vencer a corrida), Mário Romancini (Conquest), Raphael Matos (Luczo-Dragon), Tony Kanaan (Andretti) e Vitor Meira (AJ Foyt) - que já estão em São Paulo, os outros começam a chegar na quinta. A norte-americana e musa Danica Patrick (Andretti), uma das mais populares da categoria, deve ir ao circuito na sexta, na primeira vez em que virá ao País.

Os carros e outros equipamentos, que chegaram no último domingo, estão guardados no Pavilhão de Exposições sob forte segurança e à espera dos mecânicos, que montarão os carros na sexta.

A região dos boxes - na área do estacionamento do Anhembi também está em fase final de montagem. Como toda a estrutura é provisória, serão utilizadas tendas, como acontece nos outros circuitos de rua onde a Fórmula Indy corre nos Estados Unidos.

O grid de largada deve ter 22 carros e a corrida terá 75 voltas, com largada às 13 horas (de Brasília). A previsão (até esta terça) para o fim de semana é de tempo estável, com sol e algumas nuvens, e temperatura alta, em torno dos 28ºC ao longo do dia.

Esperançoso

Um estreantes na categoria, o brasileiro Mário Romancini ficará satisfeito se chegar entre os dez primeiros. Vindo da Indy Lights, a categoria de acesso, o piloto da Conquest é realista. "Não temos o investimento que as outras equipes tem, mas fizemos um bom trabalho nos testes e este é um ano de aprendizado para mim. Na corrida, o importante será ter velocidade e fugir dos acidentes", resumiu.

O receio de Romancini existe pelo traçado do circuito: retas muito velozes e curvas bruscas, o que pode ser em muitas bandeiras amarelas.

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