• Carregando...
Jair Cirino, um ano à frente do Coritiba: “Já estamos a todo vapor para conquistarmos o Biestadual e disputarmos o título  do Brasileiro” | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Jair Cirino, um ano à frente do Coritiba: “Já estamos a todo vapor para conquistarmos o Biestadual e disputarmos o título do Brasileiro”| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Jair Cirino está completando 1 ano à frente do Coritiba com motivos para comemorar. Se a prometida e sonhada vaga na Libertadores não veio, pelo menos o Coxa recuperou a hegemonia estadual e terminou o Brasileiro na 9ª colocação – posição que vale a presença na Copa Sul-Americana de 2009, ano do centenário do clube.

O desempenho da equipe em campo é o principal trunfo do presidente para rebater os críticos que o acusam de não entender nada de futebol. Cirino, dono de uma carreira sólida como promotor do Ministério Público, havia tido pouco (ou quase nenhum) contato com o mundo da bola até assumir o posto que exerce atualmente.

"Se há alguém que pensa assim os resultados mostram o contrário", pondera. "Acompanho futebol há muitos anos e também estou no dia a dia do clube há um bom tempo", reforça.

Conselheiro do Alviverde desde 2000, o dirigente havia tido apenas a experiência de atuar como integrante da mesa do Conselho Deliberativo. Atividade que nem de longe lembra a correria diária de presidente de um clube do peso do Coxa.

"A vida é outra. Defendo a ideia de que o presidente de um clube como o Coritiba precisa de uma condição material resolvida e dedicar-se só ao clube. Não é possível chupar cana e assobiar ao mesmo tempo", admite ele, com o mesmo discurso calmo e bem-humorado que marcou todo o ano.

O estilo também é usado para descartar a hipótese de ele ter pouco comando nas principais decisões que saem do Alto da Glória. A fama de "bonzinho" demais esconde uma pessoa de boa articulação e argumentos para rebater tudo.

"Quem faz as coisas com correção e ética não tem nada a temer. Todas as decisões do Coritiba são tomadas por um colegiado e tenho isso como filosofia de vida há muitos anos", afirma.

Alheio às críticas, o presidente enumera ações dentro e fora dos gramados para enaltecer o que foi feito em 2008. Melhorias nas categorias de base, no trato com os ídolos do passado, na área de marketing e o planejamento para o centenário são só alguns dos itens mencionados.

Entretanto, apesar de tanta movimentação no primeiro ano de gestão, para Cirino o mais importante foi reanimar a arranhada imagem do clube após dois anos de Segunda Divisão.

"Isso foi o fundamental. O ano foi realmente positivo. Agora já estamos a todo vapor para conquistarmos o bi do Estadual e disputarmos o título do Brasileiro. Sem esquecer que a marca será reforçada internacionalmente com a participação na Sul-Americana", avisa.

Na rota do centenário, a cúpula do Alto da Glória planeja voos ainda mais altos nos planos fora das quatro linhas. A adiantada negociação para construir um novíssimo estádio onde hoje está o Couto Pereira é só um dos planos para o clube que marcou a reapresentação dos jogadores para o dia 5.

Caso o andamento das tratativas com a prefeitura e a empreiteira W Torre seja mantido no ritmo esperado, as obras podem começar ainda no fim deste ano. "Será o maior complexo de entretenimento da América Latina", afirmou Cirino, na apresentação do plano para o prefeito Beto Richa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]