• Carregando...
Ronaldinho tem feito uma temporada brilhante pelo Milan, com 11 gols e 7 assistências | Damien Mayer/AFP
Ronaldinho tem feito uma temporada brilhante pelo Milan, com 11 gols e 7 assistências| Foto: Damien Mayer/AFP

Duelo estelar

Dos 22 jogadores que devem iniciar o clássico, ao menos 11 têm ótimas chances de serem titulares na Copa da África do Sul.

Milan

Gattuso – Forma com Pirlo a titularíssima dupla de volantes da seleção italiana. Joga na base da garra.

Pirlo – Bem mais talentoso do que o colega, é ótimo cobrador de faltas.

Ambrosini – Capitão do Milan, o jogador chama atenção pelo espírito de liderança e deve representar a Azzurra pela primeira vez em uma Copa.

Beckham – O astro inglês trocou o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, pelo Milan para ter chances de disputar a sua quarta Copa.

Ronaldinho – Na atual temporada são 11 gols e 7 assistências. Atuações para chamar a atenção do técnico Dunga.

Inter

Júlio César – Para muitos, o melhor goleiro do mundo na atualidade. Titular incontestável do Brasil.

Maicon – Na Itália ele é o Expresso. Com Dunga sempre foi o dono da 2.

Lúcio – Capitão da seleção. Vai disputar sua terceira Copa como titular.

Zanetti – Capitão da argentina. Está há 14 anos na Inter.

Sneijder – Desprezado no Real Madrid, está bem na Itália e é peça importante na Holanda.

Milito – Quando Maradona coloca mais um avante ao lado de Aguero, Tevez e Messi, o artilheiro Milito é o escolhido.

Camisa da seleção brasileira com o número 10 e o nome de Ronaldi­­nho nas costas. Quatro anos de­­pois, o produto mais desejado na época da Copa de 2006 pode voltar a virar moda pela grande fase do Gaúcho. O jogador do Milan renasceu sob o comando do técnico Leo­­nardo e é a grande atração do clássico contra a Internazionale, hoje, às 17h45 (de Brasília), no Estádio Giuseppe Meazza.

Após marcar três gols e dar uma assistência na goleada por 4 a 0 sobre o Siena, no domingo passado, o meia coroou seu momento que está encantando os italianos. No Brasil, o clamor pela convocação do jogador para a equipe de Dunga já começou.

No entanto, falta pouco para o Mundial da África do Sul (vai de 11 de junho a 11 de julho). Para Ro­­nal­­dinho é fundamental estar no único amistoso dos brasileiros antes da Copa – 2 de março, frente a Ir­­landa, em Londres. A lista dos convocados será anunciada no dia 9 do mês que vem e um novo show no dérbi de Milão pode ajudar muito.

"O clássico terá uma tal repercussão mundial que pode tornar barbada a convocação de Ro­­nal­­dinho. Se ele decidir o clássico ou tiver uma atuação bem destacada, pegará muito mal para Dunga não convocá-lo", opina Rodrigo Bueno, comentarista dos canais ESPN e especialista em futebol internacional da Folha de S. Paulo.

Só que o jeito turrão do treinador do time canarinho também pode aparecer mesmo com as jogadas mágicas do Gaúcho. Até porque o astro rossoneri já teve sua convocação imposta pela CBF – e jogou muito mal – na Olimpíada de Pequim, em 2008.

"Acredito que a pressão vai ser muito grande, mas é complicado uma convocação dele nesse mo­­mento. Falta só um jogo para a Co­­pa e um dos méritos do Dunga tem sido manter uma base. O técnico já teve certos problemas com o Ro­­nal­dinho. Teve aquela imposição do Ricardo Teixeira na Olimpíada e depois uma série de oportunidades mal aproveitadas", lembra o jornalista Marcus Alves, especialista em futebol europeu do site da revista ESPN.

Integrando ou não a seleção, o que nem se discute na Itália e no Mundo é a ótima fase vivida pelo jogador. Elogios estão vindo de todos os lados. Inclusive, dos maiores rivais no âmbito do clube e da seleção.

"Tenho uma referência no futebol: Ronaldinho. Ele faz a bola sorrir", afirma o técnico argentino Diego Maradona. "Tenho medo do Ronaldinho. É o jogador do Milan que me assusta", confessa Massimo Moratti, presidente da Inter de Milão. "Hoje ele é o melhor do mundo", crava Leonardo.

Apesar do centro das atenções ser o camisa 80 milanista, o dérbi tem muitas outras atrações. Nas duas prováveis escalações, são ao menos 11 jogadores com chance reais de serem titulares no Mundial africano – veja a relação abaixo. Italianos, argentinos, brasileiros, ingleses e holandeses têm motivação especial para ficarem ligados no clássico.

Só da seleção brasileira, são três titulares absolutos em campo: Jú­­lio César, Maicon e Lúcio, todos da Inter. Além de Ronal­­di­nho e Tiago Silva, ambos do Mi­­lan, que batalham por vaga no ti­­me de Dunga (Alexandre Pato está machucado).

Duelo cheio de estrelas que pode valer um quase título antecipado da Inter no Italiano, pois em caso de vitória abrirá nove pontos de vantagem em relação ao rival. Ou, um reforço na recuperação do Milan, que se bater o adversário fica a três pontos de distância com um jogo a menos. Porém, mais do que a disputa na classificação, o jogo de hoje vale o desafio de Ronaldinho Gaúcho definitivamente voltar a ser Ronaldinho Gaúcho.

Ao vivo

Internazionale x Milan, às 17h45, na ESPN Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]