• Carregando...
Jogadores do Paraná, como o goleiro Tiago Rodrigues, iniciam uma série de exames  médicos e físicos para evitar nova decepção no Campeonato Paranaense | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Jogadores do Paraná, como o goleiro Tiago Rodrigues, iniciam uma série de exames médicos e físicos para evitar nova decepção no Campeonato Paranaense| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Atleticanas

Atrasados

Os volantes Alan Bahia e Valencia não se reapresentaram ontem. De acordo com o clube, os jogadores tiveram problemas com atrasos aéreos. A chegada de Bahia estava prevista para o fim da tarde de ontem. Já o colombiano desem­­barca hoje em Curitiba.

Liberado

Gabriel Pimba não faz mais parte dos planos do Rubro-Negro. O jogador deverá ser emprestado nesta temporada.

Reforço

A pedido do Atlético, o lateral-es­­querdo Alex Sandro foi descon­­vo­­cado da seleção brasileira sub-19.

Tricolores

Renovação

Apresentaram-se 24 jogadores on­­tem na Vila, 10 caras no­­vas. Seis reforços já haviam sido anunciados pela diretoria. As novida­­des foram o volante Chicão (ex-Ceará) e os laterais-esquerdos Guaru (vem do Coritiba) e Yohei, japo­­nês de nasci­mento (estava no Camboriú-SC).

Revezamento

Para não congestionar a sala de im­­prensa, foram apresentados três ontem: o goleiro Juninho, o lateral-direito Jéfferson e o atacante Douglas. Os demais virão ao longo da semana.

  • Alex Mineiro treina com bola no primeiro dia útil do ano para os atleticanos

Para garantir a melhor alimentação, as horas de sono adequadas e o máximo desempenho nos trabalhos físicos, só mesmo prendendo os jogadores. O período de reclusão, também conhecido como pré-temporada, começou ontem nos três clubes de Curitiba. Coxas-brancas e paranistas só poderão voltar para casa em três semanas, enquanto os atleticanos passarão um mês inteiro morando no centro de treinamentos.

Uma reunião comandada por Antônio Lopes ainda no ano passado determinou a prorrogação do período de preparação, prioridade absoluta no Rubro-Negro. O clube chegou a abrir mão da possibilidade de participar de um Atletiba promocional, programado para acontecer no dia 13, em Foz do Iguaçu. Tudo para não quebrar o script. "Não faz o menor sentido tirar o pessoal daqui do CT neste momento", explica o diretor de futebol Ocimar Bolicenho.

O internamento visa dar suporte ao grande sonho de 2010: conquistar a Copa do Brasil.

"O ano do jogador começa agora. Se fossemos direto para a competição, deixaríamos muitas coisas de fora", ressalta o preparador físico Riva Carli, avisando que o grupo será dividido em dois durante as cinco partidas de janeiro – o de jogo e o de treino, de acordo com a necessidade de cada atleta.

A duração da pré-temporada do Coxa acabou alterada na última hora. A pedido do técnico Ney Franco, o período de dez dias foi dobrado.

"Chegamos a esse número pensando no calendário e no tempo ideal para contar com os atletas em regime integral", diz o fisiologista do clube, Raul Osiecki.

A mudança, naturalmente, mo­­dificou também o custo. Serão gastos em torno de R$ 70 mil, in­­cluindo hospedagem, transporte e alimentação. Dinheiro pesado pa­­ra quem passa por uma grave crise financeira.

O Tricolor ficará concentrado um dia a mais do que o rival.

"Considero três semanas o suficiente. Na primeira serão feitos todos os exames e avaliações, treinos físicos e alguns com bola. Na segunda, a carga aumenta e já temos nosso primeiro jogo. Na última, continuamos o trabalho, cuidando da recuperação dos atletas e mantendo a suplementação alimentar", descreve o fisiologista paranista, Marcos Walczak.

A utilização do Ninho da Gra­­lha materializa a parceria com a Base (empresa gestora das categorias de base e responsável pela construção do CT).

A partir de dois convênios, o Coritiba irá contar com um equipamento de avaliação de flexibilidade por telemetria e a utilização de uma camisa de lycra que permite fazer um eletrocardiograma em tempo real. "Poderemos testar os atletas em condições de jogo", comenta Osiecki.

No Paraná, Walczak destaca a possibilidade de saber, através de um fotosensor, qual a velocidade de cada jogador durante os treinos. "O aparelho nos permite uma medição sem erro", explica.

Tecnologia que já faz parte do arsenal atleticano. Por isso o clube optou por inovar dentro de campo. A pedido de Lopes, o grupo irá trabalhar com bola desde o primeiro dia. "Mas atividades que possam ser feita em paralelo com os trabalhos físicos, como mini-jogos", diz Carli.

Nos três clubes, os jogadores terão cardápio e suplementação alimentar individualizados. "A nutricionista irá considerar a situação de cada atleta", conta Osiecki. "Alguns precisam recuperar massa muscular, outros perder peso", acrescenta Walczak.

* * * * *

Portões fechados

Veja como será o período de reclusão de atleti­ca­­nos, coxas e paranistas.

Atlético

Período: 4 a 30 de janeiro.Local: CT do Caju (treino e hospedagem).Quanto vai custar: Há um aumento no gasto com alimentação. O clube não soube informar o acréscimo.

Sai para...Enfrentar o Toledo (17), Operário (20), Serrano (24), Cascavel (27) e Corinthians (30). Folgas in definidas.

Coritiba

Período: 4 a 24 de janeiro.Local: CT da Graciosa (treino) e Hotel Slaviero (hospedagem).Quanto vai custar: Incluindo hospedagem, transporte e alimentação, em torno de R$ 70 mil.

Sai para...Enfrentar Serrano (16), Rio Branco (20) e Engenheiro Beltrão (24). Folgas indefinidas.

Paraná

Período: 4 a 25 de janeiro.Local: Ninho da Gralha.Quanto vai custar: O clube não tem uma estimativa.

Sai para...Enfrentar Rio Branco (17), Engenheiro Beltrão (21) e Paranavaí (24). Folgas indefinidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]