• Carregando...

Não há vencedor na vida que seja covarde. Para ser um vitorioso são necessários vários requisitos. Qualidade, preparo intelectual, disposição para o trabalho e muita determinação. No futebol o medo tira o desejo de ganhar. Mais do que nunca, por ser um esporte competitivo, e muito, ser corajoso é um dos requisitos mais importantes.

Depois de amanhã o Coritiba volta ao Estádio Couto Pereira. Não será o lugar para os covardes que causaram a desgraça que abalou a vida do clube. Eles ainda não foram punidos adequadamente. Mas, se tiverem um mínimo de vergonha na cara não sairão de casa para pisar no teatro que já recebeu e apresentou espetáculos memoráveis em muitos anos de história. Esses covardes desalmados, impregnados de ódio e incivilidade não devem mais colocar os pés em lugar público que exponha sua insanidade.

Felizmente o Coritiba foi mais forte que os vândalos assassinos que mancharam de sangue o piso que foi feito para hospedar arte, talento e convivência educada.

Todos estamos ansiosos para testemunhar o retorno dos coritibanos à sua casa. Não iremos ao alto de tantas glórias somente pelo prazer de testemunhar o retorno dos bons torcedores e da instituição centenária que tanto já fez para propagar o nome do estado do Paraná no Brasil e no exterior.

Queremos que o time que enfrentará a Portuguesa tenha fiel consciência da importância deste 18 de setembro.

O mundo ainda chora as mortes causadas pelos assassinos do 11 de setembro nos Estados Unidos e vai chorar para o resto da vida. Como choramos pelos desatinos do exército de Hitler que matou friamente crianças, idosos e quem aparecesse pela frente. Como sofremos pelos pobres brasileiros vitimados pela ladroagem desenfreada de governantes sem probidade. Ladrões da felicidade, do amor, dos alimentos, da educação pública de qualidade, de médicos capazes.

Precisamos de coragem moral. Não basta ter coragem física. É necessário ter noção que a coragem moral desencadeia todas as virtudes que o ser humano é capaz de alcançar. Coragem para dizer a verdade sem temer ameaças e intimidações.

Coragem para exercer a liberdade de expressão e a independência para agir com honestidade e respeito ao próximo.

O que esperamos, pois, no próximo 18 de setembro é uma contundente demonstração de coragem moral do Coritiba. Queremos encher os pulmões e gritar pela força de ser grande sem ser prepotente. É o que esperamos dos que possuem "corpo são em mente sã". Se dos políticos malandros nada podemos esperar, além da safadeza, ao menos que o futebol, paixão de milhões, nos contemple com a sensação benfazeja de servir de alimento aos corações de brasileiros com sede e fome de esperança e felicidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]