• Carregando...

Começo pelo Paraná, que conseguiu se libertar do rebaixamento com a campanha de expressiva recuperação no returno da Série B. Se foi possível se reerguer no segundo turno, por que a campanha foi tão medíocre antes? Erros acumulados e falta de liderança e competência no futebol. Como os erros ensinam – para quem não é tolo e gosta de aprender a fazer o certo – o primeiro desafio é realizar um planejamento sério e objetivo. Chega de incapacidade. Contratada a comissão técnica – que pode ser a atual –, é decidir quais jogadores ficam e os que vão embora. Depois, sem perda de tempo, contratar os reforços necessários para um bom Estadual.

Atlético

Atualmente o Rubro-Negro está na dependência do que finalmente acontecerá na zona do rebaixamento. Acredito que o time de Geninho permaneça na Série A. A primeira dificuldade será definir a permanência do treinador. Depois que o Atlético foi campeão nacional em 2001, Mário Petraglia quis reduzir o salário de Geninho pela metade, segundo o próprio técnico disse. Não aceitou e foi embora. Perdê-lo será muito complicado e causará um abalo no quadro social. O Atlético deve esquecer a Copa do Mundo e o dinheiro que ela vai movimentar e cuidar com responsabilidade do time de futebol.

Pergunta procedente: quantos sócios do Atlético estão dispostos a pagar o ingresso em dólar? E certamente a cidade não será palco dos jogos entre as melhores seleções.

Coritiba

Disparado o melhor dos paranaenses no ano que está se encerrando. Fica no grupo da Sul Americana. Uma boa conquista depois de amargar dois anos na Segunda Divisão. Deve tratar com prioridade da substituição de Dorival Junior, o que já está fazendo. O time não precisa de muitos jogadores. A base está pronta. A perda maior será Keirrison. Correr atrás de um matador requer muita pesquisa e acerto na contratação.

2009 será o ano do centenário, um marco na história do futebol brasileiro. O Coritiba nasceu e continua com a mesma identidade, ao contrário de Paraná e Atlético, que são frutos de fusões.

Outro desafio de grande monta será iniciar o novo estádio, obra divulgada com ressonância elevada para marcar o ingresso no segundo século.

O torcedor reclama...

- Alexandre Z. Perevalo, da quebra unilateral do contrato de venda dos locais no Estádio Joaquim Américo. Na família sete sócios foram desalojados do setor Madre Maria dos Anjos.

- Clóvis Pena estranha o Coritiba não ter mencionado o fato de o avô Gonçalo Pena ter sido convocado para a seleção brasileira para o Sul Americano de l923 em Buenos Aires.

- Fátima Bernardo Nantet critica a falta de consideração da Ouvidoria do Paraná Clube. Fez duas reclamações e não recebeu resposta. Assim não dá! – diz a torcedora.

airtoncordeiro@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]