• Carregando...

Dias de tranquilidade espiritual, fraternidade, amor, fé, esperança no futuro e advertências sobre o presente. Humildade retratada no olhar sereno, no gestual sem exagero e nas palavras sábias ditas com sinceridade para os brasileiros – tão esquecidos pelos governantes do país. Os exemplos que ocuparam nossos pensamentos com a presença do papa Francisco significam uma lição de vida para os jovens.

Francisco pregou a paz, condenou o ódio, deu ênfase ao diálogo como o caminho mais acertado para resolver problemas e dificuldades. Sua Santidade quer a juventude nas ruas contra as injustiças sociais. Prega a prevalência do direito sobre os déspotas odientos, que julgam por presunção. O papa nos deixa um espetacular legado de conduta humana.

Mostrou ao Brasil uma liderança só comparada àquela representada pela figura carismática de João Paulo II. Seguir os conselhos papais é andar com convicção sem a companhia da corrupção, do abandono às crianças e aos velhos. A cartilha do papa leva os brasileiros a meditarem cuidadosamente sobre os desvios de conduta em todos os setores da vida do país.

Como acontece no futebol, os políticos abusados também se serviram da presença marcante do Pontífice entre nós. O tom crítico do primeiro jesuíta a alcançar o papado tem como destinatários preferenciais os perdulários que não respeitam os valores prioritários que qualificam o ser humano. Francisco, humilde, simples e solidário.

Futebol

Terminada a peregrinação do papa no Brasil voltamos a pensar com maior intensidade no Campeonato Brasileiro. Coritiba, Atlético e Paraná não perderam os jogos que fizeram. O Coritiba ao empatar com o Vitória continua dentro do G4, um pontinho atrás do Cruzeiro e do Internacional. Alex novamente foi figura de expressão e por pouco não se transformou em herói do jogo ao colocar a bola na trave nos derradeiros instantes do confronto.

O Atlético conseguiu sair da incômoda área do rebaixamento ao derrotar a Portuguesa no Canindé. Mostrou poder de recuperação e removeu do seu caminho um perigoso fantasma. Na Série B, o Paraná aplicou uma goleada clássica no Ceará, fez 3 a 0 com determinação. Ingressou no G4 e dele saiu depois da suada vitória do Figueirense sobre o São Caetano.

Os resultados animam os paranaenses. Vamos fazer no futebol e na vida o que disse o papa Francisco, sintetizando as atitudes humanas em uma palavra: solidariedade. Única e eloquente palavra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]