Recebi um correio eletrônico da leitora Ana Maria sobre a diferença de antes de a Copa começar e agora. "Antes", diz ela, "era o Dunga isso, o Dunga aquilo. Agora todo mundo está torcendo, e a questão não é mais se o time é bom ou ruim. É o nosso time e a gente torce até o fim". E ela continua: "aqui de longe vale tudo, figa, pé de coelho, galho de arruda atrás da orelha. Todos os santos podem ajudar".

CARREGANDO :)

Às vezes mais vale simplificar do que traçar teorias ou tricotar conceitos táticos. Principalmente numa Copa, em que crianças, mulheres e a população em geral, incorporam um sentimento único, pelo simples fato de compartilhar prazer e alegria com a seleção mais famosa do mundo.

Confesso que pouco entendo de rúgbi, culinária ou de coral sacro, erudito e clássico. Um naipe de barítonos, tenores e baixos está para mim como um primeiro volante, apoiador ou meia de ligação para outros. Percebe? Assisti "O fantasma da ópera", "Cats", o "Ballet de Bolshoi" e gostei. Fez bem para a alma, naveguei no tempo, esqueci o mundo. Mas não saberia entrar em detalhes técnicos.

Publicidade

A tendência da vida é encurtar caminhos, simplificar. Arthur Moreira Lima, o mais popular, versátil e completo dos intérpretes clássicos brasileiros, o Pelé do piano, respeitado nos maiores templos da música erudita, percorre o interior do Brasil para dizer, com a linguagem das teclas, que o popular e o clássico são almas gêmeas e podem se entender. Se um artista sensível e iluminado como ele facilita a compreensão do leigo, porque nós devemos complicar?

O torcedor é tão crítico quanto o crítico especializado é torcedor. Por isso deve extravasar, sim, a sua emoção. O Brasil joga hoje contra Costa do Marfim e se ganhar estará dentro da verdadeira Copa, que resume-se em quatro jogos para, vencendo todos, ser campeão. O final de um discurso é o segredo da oratória. E o ritmo de um espetáculo não é frenético do começo ao fim. O importante é passar hoje para, então, sim, modular a voz dos solistas – Kaká e companhia – para o grand finale. Com beleza. Com simplicidade.

Veja também
  • Festa junina