• Carregando...

Para uma corrida ficar na memória dos fãs de Fórmula 1, é preciso circunstâncias como a do GP da Malásia, ontem. A começar pela "mágica" de Fernando Alonso: mesmo com um carro ruim, venceu de forma brilhante. OK, a chuva ajudou, mas pilotos cerebrais como Vettel e Button cometeram erros que os tiraram da disputa do primeiro lugar.

Esses três pilotos e Lewis Hamilton formam o que eu chamaria de quarteto mágico da atual geração da F1, como, nos anos 1980, tivemos Alain Prost, Ayrton Senna, Nelson Piquet e Nigel Mansell, por exemplo.

A turma Vettel-Hamilton-Button-Alonso também será lembrada por muitas décadas como uma das mais fortes eras a que a F1 já assistiu. E justamente por isso o feito de Sergio Perez, com sua Sauber, foi digno de transformar a prova da Malásia em uma corrida inesquecível (e um grande marco em sua carreira), como foi o GP de Mônaco para Ayrton Senna em 1984 e a vitória de Vettel com a Toro Rosso no GP da Itália de 2008.

O jovem mexicano fez uma corrida inesquecível e tinha tudo para vencer pela primeira vez na F1. Há quem diga que a comunicação recebida via rádio seria uma ordem para não ultrapassar Alonso, já que, afinal, a Ferrari fornece motor para o time suíço. Além disso, Perez está cotado para integrar o time italiano num futuro breve.

É pouco provável que essa interferência tenha ocorrido desta maneira, mas, em se tratando de um es­­porte como a F1 e do histórico da Ferrari, nenhuma teoria da conspiração pode ser chamada de impossível.

De qualquer maneira, as carreiras de Felipe Massa e Perez realmente tiveram impactos opostos neste domingo. Os boatos de substituição certamente aumentarão na proporção da ótima corrida do mexicano e da má performance de Felipe.

Menos mal para a torcida brasileira é que Bruno Senna foi outro nome de destaque da prova, ao chegar em sexto, ultrapassando diversos adversários para atingir o seu melhor resultado na F1 e o melhor da Williams em dois anos – o que não é pouca coisa. Va­­le lembrar também que na GP2 Luiz Razia venceu a prova de sábado e saiu como líder do campeonato, com Felipe Nasr também conquistando o primeiro pódio.

Que a nova geração, então, consiga adquirir o status de aprendiz para conseguir lutar de igual para igual com o atual quarteto fantástico. Por enquanto, Perez mostrou que tem truques suficientes para ingressar nesta turma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]