• Carregando...

É preciso separar contratação de reforço. Os clubes brasileiros contrataram muito, mas são pouquíssimos os reforços, desses que entram para melhorar o time. A maioria vai compor o elenco, como diz o chavão.

Entre as dezenas de contratações, surgirão poucos reforços, para "calar a boca dos críticos". Por outro lado, alguns considerados reforços vão fracassar. E há ainda os contratados para compor o elenco, para somar, outro chavão, que vão atrapalhar, subtrair. Vão ser piores que se esperava. Esses devem ser os mais frequentes.

Os grandes clubes brasileiros estão copiando os europeus e formando quase que dois times, um para disputar a Libertadores ou a Copa do Brasil, e outro para os estaduais e o Brasileiro. Parece até que os clubes são muito ricos.

Basta um jogador, mesmo jovem, dizer que está cansado – alguns não querem jogar certas partidas – ou subir um pouco a taxa de lactato no sangue, exame importante na avaliação física dos atletas, para o técnico poupá-lo.

Por outro lado, com a contratação de muitos veteranos, na tentativa de repetir o fenômeno Petkovic, esses jogadores não podem jogar todas as partidas, mesmo se não estiverem fatigados. O que não se justifica é poupar jovens e veteranos somente por medo de contusões, como tem ocorrido. Há exceções.

Um dos pouquíssimos reforços contratados é Roberto Carlos, mesmo com 36 anos. Ainda mais que o Corinthians não tinha um razoável lateral esquerdo.

Vi apenas, na íntegra, uma partida de Roberto Carlos, no Fenerbahce. Ele atuou muito bem. Dizem que estava jogando bem, mais como um lateral marcador que um apoiador. O time turco jogava com duas linhas de quatro, e o armador pela esquerda (André Santos) é que avançava pela ponta. Hoje, no amistoso contra o Huracán, da Argentina, Mano Menezes começa a organizar o Corinthians.

Roberto Carlos foi o melhor lateral marcador e apoiador do mundo, por uns dez anos. Por causa dele e de Cafu, que também brilhou por um longo tempo, os adversários jogavam, contra o Brasil, preocupados em marcar os dois.

Diferentemente de Cafu, que atuou os 90 minutos de todas as partidas em seu limite técnico e físico, Roberto Carlos parecia se poupar, em muitos momentos, como se tivesse um desprezo pelo jogo. Seria uma maneira de recuperar as forças e surpreender o adversário? Será que ele ainda joga bem, como dizem, com 36 anos, porque se poupou mais durante a carreira?

Todos os laterais do Brasil, os bons e os ruins, passaram a imitar Roberto Carlos e Cafu, tentando defender e atacar. Raros fazem bem as duas coisas. Os europeus estão abandonando o lateral-zagueiro, que não passava do meio-campo, e, cada vez mais, copiam o estilo brasileiro, avançando os laterais, alternadamente. O problema é que eles não conseguem formar laterais que atacam e defendem bem.

Roberto Carlos não é mais, há muito tempo, o melhor lateral esquerdo do mundo nem é um ex-jogador em atividade, como diria Paulo César Vasconcelos. Se jogar 50% do que fez, será melhor que os outros laterais, que atuam no Brasil ou fora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]