i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Tostão

Treinar e sonhar

  • 28/08/2010 21:02

Mano Menezes, que é um bom técnico, tem mostrado que é um ótimo comunicador. Muricy não é bom nisso. Muito menos Dunga. Comunicar-se bem com o público e com a imprensa é importante para o técnico da seleção, desde que não se torne uma estrela da mídia nem um animador de auditório.

A nova seleção, só com jogadores que atuam fora do país (exceto Gabriel), vai treinar em Barcelona. Treinar é sempre bom. Melhor que não fazer nada, mas é estranho a seleção ficar uma semana treinando na Europa.

Foi uma decisão técnica, um pedido do treinador, ou não havia um adversário? Será que a CBF, se esquecendo que o Brasil perdeu as duas últimas Copas, achou as propostas irrisórias? É difícil imaginar que nenhuma seleção quis jogar contra o Brasil, e que a CBF, com sua costumeira ganância, tenha recusado uma boa quantia.

Dizem ainda que Mano Menezes terá, por ser treinos, mais chance de conhecer o comportamento de vários jovens, e que isso será importante em futuras convocações. Não entendi a diferença entre treinos e jogos para o técnico tirar conclusões. Falam ainda que Pato, Marcelo, André Santos e Hernanes, que estarão em Barcelona, só não foram ao último Mundial porque Dunga não gostou de suas posturas.

Não é por aí. Vi jogadores tímidos, arredios, deslumbrados, se tornarem endiabrados e se agigantarem em campo, e outros, falastrões, bastante sociáveis, se amedrontarem e se apequenarem diante da responsabilidade. Nem os melhores psicanalistas, após longos anos de análise, entendem todas as idiossincrasias da alma. "A vida tem ocultos caminhos" (João Guimarães Rosa).

Por causa da grosseria de Dunga, será que a CBF, via Robi­­nho, para pedir desculpas à Rede Globo, vai entregar outra camisa da seleção com o nome de um jornalista para a emissora? Foi uma postura ridícula de Ro­­binho. Dunga, que apoiou de­­mais o jogador, deve ter se sentido traído.

Por que Barcelona? Será so­­mente por ser bela e prazerosa, ou seria por outros interesses da CBF?

Tenho saudades de Barcelona, de flanar pela cidade, de beliscar umas tapas, tomando uma cerveja ou um vinho no balcão de um bar, e de rever as obras de Miró e Gaudí. Sonhar seus sonhos.

A grande razão de se preferir Barcelona a outro lugar da Eu­­ropa é que a cidade estimula a fantasia, a ousadia e o sonho de jogar diferente. Se fosse essa a razão, seria ótimo para a seleção.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.