Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Natação

Com estilo, Cielo conquista a "tríplice coroa" dos 50 metros

Brasileiro vence no Mundial de Piscina Curta e se recupera da frustração do baixo desempenho no Pan-Pacífico

Cesar Cielo bateu o recorde sul-americano dos 50 metros livre e ficou com o ouro em Dubai | Patrick Baz/ AFP
Cesar Cielo bateu o recorde sul-americano dos 50 metros livre e ficou com o ouro em Dubai (Foto: Patrick Baz/ AFP)
Ryan Lochte quebrou dois recordes mundiais em dois dias: 200 m e 400 m medley |

1 de 1

Ryan Lochte quebrou dois recordes mundiais em dois dias: 200 m e 400 m medley

Dubai - Cesar Cielo deu uma ‘volta por cima’ com estilo em sua temporada ao conquistar a medalha de ouro nos 50 metros livre do Cam­­peonato Mundial de Piscina Curta de Dubai com o tempo de 20s51. O recorde mundial escapou por pouco, exatos 21 centésimos, mas o nadador bateu o re­­corde sul-americano da prova pela terceira vez em dois dias e unificou os principais títulos da prova mais rápida da natação – campeão olímpico e mundial em piscina de 50 metros e agora também campeão mundial em piscina de 25 metros.

Apesar das várias e importantes vitórias já acumuladas na carreira, Cielo parece ainda não ter se acostumado à emoção da vitória. Os olhos ficaram marejados e foi nítido esforço de conter o choro ao ouvir a execução do Hino Nacional e ver a bandeira bra­­sileira levantada no lugar mais alto. Ao final, algumas lágrimas finalmente escaparam, misturadas com a alegria de voltar a vencer e superar os resultados não atingidos no Pan-Pacífico. Na sequência, falou da tensão antes da disputa.

"É difícil segurar a ansiedade, ainda mais numa prova como os 50 m livre em que todo mundo está nadando rápido. Mas não adianta sair como um ventilador girando os braços para todos os lados. É preciso controlar a ansiedade. Graças a Deus estou conseguindo fazer isso certo", contou o nadador, que nesta sexta ganhou seu primeiro ouro em mundiais de piscina curta. "É um alívio muito grande subir no lugar mais alto do pódio. Toda vez que temos chance de chegar a um mundial e vencer é uma glória. Colocar o Brasil lá em cima, quando você pode concretizar isso é a maior alegria."

Glória para uns, trauma para outros. Que o diga o francês Fred Bousquet que mais uma vez perdeu uma decisão de título para o rival brasileiro. O nadador ficou em segundo lugar. "Desde o momento em que entro na água o vejo com o rabo do olho e perco o meu ritmo. É um ato reflexo, um problema."

E a derrota foi ainda mais incômoda para o francês do que de costume. "Aqui se criaram distâncias e não gosto nada disso. Se ele [Cielo] está à frente, não deveria ser por 30 centésimos de vantagem", desabafou. A terceira colocação foi do americano Josh Schneider, 20s88.

Medalha conquistada, Cielo admitiu que teve seus dias ruins na temporada. "Quando estou de mau humor me tranco em casa e jogo videogame feito louco porque é algo que me acalma. Se resolvo sair tenho sempre que estar de bom humor. Estava precisando dos amigos, do carinho do público, dos fãs. E foi bom ter isso e, ainda assim, conseguir treinar e dar resultados."

Ele ainda disputa duas provas até o fim do Mundial: os 100 metros livre e o revezamento 4 x 100 metros medley, com finais amanhã.

Ao vivo

Mundial de natação em piscina curta, às 13 horas, no SporTV 2.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.