• Carregando...

O técnico Abel Braga costuma dizer que o Internacional se prepara desde janeiro para a disputa do Mundial de Clubes. Nesta quarta-feira, às 8h20 de Brasília (19h20 no Japão), o time colorado estréia contra o Al Ahly, no estádio Nacional de Tóquio, e os 12 meses de trabalho e planejamento podem depender do sucesso de jovens pés de chuteiras amarelas: o paranaense Alexandre Pato, de 17 anos.

Vencendo, os brasileiros farão a final do torneio no domingo, em Yokohama, contra o ganhador do confronto entre Barcelona e América do México, que jogam nesta quinta. Se perder, o Inter disputará o terceiro lugar, mas voltará fracassado para casa.

Pato jogou apenas pouco mais de 45 minutos pela equipe principal do Inter. Arrebentou: na vitória por 4 a 1 sobre o Palmeiras, na penúltima rodada do Brasileirão, fez um gol, deu passe para outro e encantou a torcida. Agora é tão assediado que foi proibido de dar entrevistas. Uma ascensão repentina, bem diferente do que ocorre com o Colorado no cenário mundial.

"Esta é minha quarta passagem pelo Inter e vi o engrandecimento desta instituição. A diferença de 1988 para hoje é enorme. Hoje, colhe-se aquilo que planejou", diz o técnico Abel Braga, que renovou seu contrato com o Colorado por mais um ano na véspera da estréia.

"Ficamos muito tempo só disputando torneios regionais e nacionais, sem ganhar. Nos últimos cinco anos, nós nos adaptamos à Lei Pelé e reestruturamos o clube apostando na continuidade diretiva, de grupo e de comissão técnica", completa o presidente Fernando Carvalho.

Abel não fez mistérios sobre o time titular. Nos dois coletivos que comandou antes da estréia, escalou a mesma equipe, com Pato ao lado de Iarley no ataque e Fernandão recuado para o meio-campo. Agora é deixar a bola rolar e torcer para o menino de 17 anos brincar, como pediu o treinador, e ajudar o clube a marcar seu nome no cenário internacional.

"Não é qualquer um que é titular do Inter, campeão da Libertadores. O grande craque que nós temos é o bom ambiente do grupo. O garoto está inserido, respondendo de forma positiva. Não queremos que seja dada a ele uma grandeza que o faça sentir mais pressionado", afirma Abel, que é amigo do técnico do Al Ahly, o português Manoel José.

AL AHLY x INTERNACIONALLocal: Estádio Nacional, Tóquio (Japão)Árbitro: Subkhiddin Mohd Salleh (MAL)Auxiliares: Hamdi Al Kadri (SIR) e Eisa Ghuloum (EMI)

AL AHLYEl Hadary, Shawky, Gomaa, Mohamed Sedik e El Shater; Mohamed, Ahmed, Aboutrika e Motaeb; Ashour e Flávio.Técnico: Manuel José

INTERNACIONALClemer, Ceará, Fabiano Eller, Índio e Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Alex e Fernandão; Iarley e Alexandre Pato.Técnico: Abel Braga

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]