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A Nascar é uma das principais entidades de competição de stock cars. E dela surgem idéias muitas vezes adotadas por outras categorias semelhantes pelo mundo. Uma delas é a stock car brasileira, que hoje possui regras parecidas. A principal semelhança é o sistema de playoffs que decide o título.

O esquema, que começou em 2004 nos Estados Unidos, classifica os 12 melhores pilotos das 26 primeiras corridas do campeonato para disputar o título nas dez corridas restantes. No Brasil, os playoffs foram implementados em 2006. Os dez melhores pilotos nas oito primeiras provas do calendário disputam o título nas últimas quatro corridas.

Na Nascar, a maioria absoluta das corridas é disputada em circuitos ovais, e os carros são desenvolvidos para esse tipo de pista. No Brasil, todos os circuitos são mistos. Isso causa a principal diferença na velocidade dos carros, além da potência do motor e particularidades aerodinâmicas. Ambos usam motores V8. Os stocks brasileiros possuem 450 cavalos em 6 mil RPM. Os carros da Nascar alcançam 850 cavalos em 9 mil RPM.

Por causa das altas velocidades nos circuitos ovais, as provas da Nascar são interrompidas em caso de chuva. Caso uma corrida seja cancelada, vence o piloto que estava em primeiro no momento da interrupção. Na Stock Car Brasil, existe o uso de pneus especiais e a corrida pode acontecer normalmente se estiver chovendo. (MD)

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