• Carregando...
O chute de Cahill (camisa 24) tinha endereço certo, mas o goleiro Cássio barrou mais uma das tentativas do Chelsea. O alvinegro foi escolhido o melhor jogador do torneio e da decisão | Kim Kyung-Hoon/ Reuters
O chute de Cahill (camisa 24) tinha endereço certo, mas o goleiro Cássio barrou mais uma das tentativas do Chelsea. O alvinegro foi escolhido o melhor jogador do torneio e da decisão| Foto: Kim Kyung-Hoon/ Reuters

Os campeões

O Corinthians conquistou o décimo título mundial de um clube brasileiro na história da disputa.

1962 Santos 1963 Santos 1981 Flamengo 1983 Grêmio 1992 São Paulo 1993 São Paulo

Mundial de Clubes da Fifa*

2000 Corinthians 2005 São Paulo 2006 Internacional 2012 Corinthians

*Até então, o torneio não era organizado pela Fifa

Opinião

"O mundo é da nação Corinthians. E em 2013 é no Marrocos"

Phelipe Rangel, 31 anos, empresário

Cruzar o mundo para ver o Corinthians. Para alguns parece loucura, mas eu estaria maluco se não tivesse visto o que eu vi. Japonês é organizado, educado, solícito e muito, mas muito neurótico por limpeza. Tem tecnologia por tudo. Um silêncio "ensurdecedor" no metrô. Templos budistas e muita tradição. Mas na arquibancada nos sentímos em casa. Estávamos em nossa nação, o país Corinthians.

O caminho até Yokohama foi algo inédito. Corintianos por todos os lados, todos os vagões, todas as ruas, restaurantes, lojas etc. Tenho certeza de que os japoneses jamais esquecerão. Uns assustados, outros gargalhando e muitos filmando o mar negro de gente. O que mais se escutava era "Vai, Corinthians!".

Na chegada ao estádio as escadarias viraram arquibancada. Umas 10 mil pessoas na porta e, nesse momento, muito japonês que estava com a camisa do Chelsea entrou na loja oficial da Fifa, comprou uma do Coringão e trocou de lado. Dentro as cores estavam bem divididas, uns 60% de alvinegros e 40% de azuis. Mas só se ouvia uma voz. Jogo sofrido. Emocionante. Goleamos por 1 a 0. Já estava bom demais. O mundo é nosso. Aos japoneses, obrigado pela hospitalidade sem igual. E 2013 o Mundial é no Marrocos.

Todo mundo louco

Corinthians vence o Chelsea, garante seu segundo título mundial, aposenta piadas rivais e atinge novo status

Confira a matéria completa

O goleiro Cássio foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes depois das inúmeras defesas na final contra o Chelsea, ontem, em Yokohama, no Japão, e igualou o feito de Rogério Ceni em 2005. O atleta do São Paulo era até então o único goleiro eleito o melhor do Mundial desde que o torneio passou a ser reconhecido pela Fifa, em 2000.

Além de ganhar o prêmio máximo da competição, Cássio foi eleito também o melhor jogador da final. "Valeu nosso empenho. Tivemos um planejamento bem feito até a final e eu fiz minha parte", disse Cássio em entrevista após a partida que terminou com o placar de 1 a 0 para o Corinthians.

O goleiro corintiano fez seis defesas, com destaque para três. Duas foram no primeiro tempo: uma logo no começo da partida, após conclusão do zagueiro Cahill, e outra num chute de Moses, eleita pelo corintiano como a defesa mais difícil no jogo.

"Não vi a bola quando ela saiu do pé dele. Isto sempre dificulta mais", disse o jogador em entrevista ao SporTV. Já no fim do jogo, o goleiro salvou o Corinthians num chute do atacante Fernando Torres.

Cássio começou a Taça Libertadores como reserva e só ganhou a posição depois que o até então titular Júlio César falhou nas quartas de final do Campeonato Paulista, contra a Ponte Preta.

Cássio, ainda desconhecido da torcida, ganhou a confiança de Tite. Iniciou a Libertadores contra o Emelec, nas oitavas de final, e fez milagre em um chute de Diego Souza, nas quartas de final, contra o Vasco. Desde então não saiu mais do time.

Paranaense

Após o apito final, coube a um paranaense, o lateral-direito Alessandro, erguer a taça do Mundial de Clubes da Fifa. Nascido em Assis Chateaubriand, no Oeste do estado, o capitão lembrou das origens após a decisão. "Ainda não tenho muita noção do que aconteceu essa noite aqui no Japão. Saí de uma cidade pequena e agora faço parte dessa conquista. Assis tem pouco mais de 30 mil habitantes e deve estar em festa agora", declarou o jogador.

"Depois de ter disputado a Série B e agora ter conquistado o mundo é emocionante, não tem como descrever, o torcedor sabe do que eu estou falando" disse o único paranaense do elenco.

Alessandro fez parte do time que disputou a Segunda Divisão de 2008 pelo Timão. Além dele, apenas Chicão e Júlio César passaram pelo período mais difícil do Corinthians nos últimos anos. Mas, desde então, foram cinco títulos: o Paulista-2009, a Copa do Brasil-2009, o Brasileiro-2011, a Libertadores-2012 e agora o Mundial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]