• Carregando...

A partir desta quarta-feira começam as disputas pelo título da 92.ª edição do Campeonato Paranaense de Futebol. Dezesseis equipes de todo o estado estarão distribuídas em dois grupos, que se enfrentam em turno e returno dentro de cada grupo.

Mais uma vez os objetivos são distintos entre os times da capital e do interior do estado. O Atlético tenta consolidar sua posição de maior potência do futebol no Paraná. A presença quase confirmada do ex-ídolo da seleção alemã, Lottar Matäus como técnico do Furacão, é a principal atração no rubronegro. Já o Paraná Clube tenta reeditar a grande fase vivida na década de 90, quando foi pentacampeão estadual.

No caso do Coritiba a situação merece maior destaque. O Paranaense 2006 será a primeira competição disputada pelo alviverde, desde que foi rebaixado para a 2.ª divisão no Campeonato Brasileiro 2005. Após dispensar quase 30 jogadores, um novo elenco está sendo formado e o campeonato estadual será um laboratório para preparar o time, que vai tentar o retorno à elite do futebol brasileiro.

Os times do interior prometem surpreender e buscar vagas na Copa do Brasil e Série C. Para isso, algumas atrações serão vistas em campo durante as rodadas do campeonato. Dois ex-jogadores do Corinthians são os grandes destaques do ano. No Iraty, o meia da seleção Colombiana, Diego Rincón, estréia como treinador. Da mesma forma, só que no comando do Paranavaí, o ex-volante Célio Silva também estréia na nova profissão.

Alguns jogadores que já tiveram passagens por grandes clubes do país serão destaques nos time do interior. O lateral-direito Vitor, campeão Mundial em 1992 pelo São Paulo, é um dos reforços do Paranavaí. Já o Nacional de Rolândia apresentou o meia Carlos Alberto Dias (ex-Coritiba e Paraná) e o atacante Agnaldo (ex-São Paulo e Grêmio). Além deles, Sinval (ex-Paraná e Coritiba) joga pelo Cianorte e o velho conhecido dos torcedores paranaenses, Neizinho, é o destaque do Rio Branco.

As equipes do Galo Maringá e Toledo estréiam na elite do futebol do Paraná.

Um dos principais objetivos do Campeonato Paranaense 2006 será apagar a péssima impressão deixada pelo escândalo da "Máfia do Apito" no ano passado. Treze profissionais ligados à arbitragem – entre árbitros, ex-árbitros e diretores da Comissão de Arbitragem – foram indiciados por corrupção e manipulação de resultados em jogos da Série Prata do Paranaense.

Fórmula de disputa

Os quatro times melhores colocados da cada grupo (A e B) se classificam para a fase seguinte. Os jogos na 2.ª fase serão disputados por cruzamento olímpico – ida e volta – nesta seqüência:

Grupo C: 1ª Classificada do Grupo "A" x 4ª Classificada do Grupo "B" Grupo D: 2ª Classificada do Grupo "A" x 3ª Classificada do Grupo "B" Grupo E: 1ª Classificada do Grupo "B" x 4ª Classificada do Grupo "A" Grupo F: 2ª Classificada do Grupo "B" x 3ª Classificada do Grupo "A"

Em caso de empate de gols ao término da segunda partida haverá cobrança de pênaltis. Os melhores colocados da 1.ª fase terão a vantagem de mando de jogo na segunda partida.

A semifinal será disputada pelos quatro times vencedores do cruzamento olímpico.

Grupo G: Vencedor Grupo "C" X Vencedor Grupo "F"Grupo H: Vencedor Grupo "D" X Vencedor Grupo "E"

Os times melhores classificados até esta fase têm a vantagem do mando de jogo na 2.ª partida. O desempate será decidido nos pênaltis.

A final será disputada entre os dois vencedores. Se ocorrer igualdade na soma de pontos ganhos e saldo de gols ao término dos 180 minutos, haverá prorrogação de 30 minutos e pênaltis, se necessário.

Confira o perfil e a ficha técnica dos times do Grupo "A" e Grupo "B"

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]