• Carregando...

O tratamento que Ronaldo vem realizando no Brasil fez a Comissão Antidopagem da Itália voltar sua atenção para o craque brasileiro. De acordo com o jornal "Gazzetta dello Sport", um procurador da organização vai investigar se o expediente que estaria sendo usado pelo brasileiro para curar uma lesão muscular é válido ou não para o esporte italiano.

Ronaldo estaria sendo submetido a cura através do "fator de crescimento". Esta técnica consiste em retirar proteínas do sangue do próprio jogador para depois injetá-las no local lesionado. A cura, assim, se acelera.

O problema é que, segundo a "Gazzetta", a Agência Mundial Antidopagem (Wada) ainda não se pronunciou oficialmente sobre o que pensa do "fator de crescimento" e, de acordo com o procurador da Agência Antidopagem da Itália, Ettore Torri, o expediente poderia estar temporariamente suspenso no futebol italiano. Pelo menos até que a Wada tenha sua posição oficial.

- Vou me certificar de que trata-se apenas de uma prática curativa. Vou querer uma resposta da Federação Italiana e também quero um parecer do staff médico do Comitê Olímpico da Itália. Quero esclarecer se era necessário pedir uma autorização (para fazer o tratamento em Ronaldo) e se ela foi pedida - afirma Ettore Torri.

Procurado pela reportagem, o Dr. Eduardo de Rose, conselheiro da Wada e membro das comissões antidopagem do COB, da Odepa e do COI, lembrou que a Itália é um país que se notabiliza por ter leis próprias a respeito de dopagem.

- É uma questão de ponto de vista. Se não há posição oficial, não significa que está proibido. As questões de doping na Itália não ficam apenas na esfera esportiva. Seria interessante ouvir um especialista de traumato para falar sobre essa técnica, essa não é minha especialidade. Mas se o Dr. Runco está usando, não acredito que seja proibida. Ele sabe o que faz - explica De Rose, lembrando que existe diferença entre o que é proibido e o que está sendo discutido pela Wada.

A assessoria de imprensa de Ronaldo não negou nem confirmou o tratamento do craque com o "fator de crescimento" e revelou ainda que o Fenômeno não vai comentar o assunto no momento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]