• Carregando...
Ginásio do Tarumã está entre instalações esportivas que foram consideradas aptas a receber equipes para treinamentos antes da Olimpíada do Rio | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Ginásio do Tarumã está entre instalações esportivas que foram consideradas aptas a receber equipes para treinamentos antes da Olimpíada do Rio| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 anunciou, nesta terça-feira (24), uma lista com 172 instalações esportivas que foram consideradas aptas a receber equipes para treinamentos oficiais antes da Olimpíada do Rio.

No Paraná, 20 locais foram selecionados em nove cidades diferentes. Curitiba, com cinco, e São José dos Pinhais, com quatro, são as cidades que se destacaram na Lista. Também tiveram locais selecionados Londrina (3), Toledo (3), Cascavel (1), Foz do Iguaçu (1), Maringá (1), Paranaguá (1) e Piraquara (1). O cadastramento e a seleção de locais durou 12 meses, com o objetivo de identificar instalações em todo o país que atendessem aos requisitos técnicos e recomendações das federações internacionais. Foram consideradas aptas 172 instalações esportivas em 73 cidades e 18 estados diferentes.

O estado com maior número de instalações esportivas aptas é São Paulo, com um total de 46 locais. O Rio, que receberá a Olimpíada, tem 32 centros de treinamentos autorizados. Só a cidade do Rio tem 12 lugares na lista, incluindo o Fluminense, o Tijuca Tênis Clube e o Parque Aquático Julio Delamare. No total, foram escolhidas 98 instalações públicas (sendo 64 municipais, 19 estaduais e 15 federais) e 74 de propriedade privada.

O Flamengo, que já assinou contrato com o Comitê Olímpico dos EUA para servir de base da delegação norte-americana, não está nesta lista, que ainda pode sofrer alterações, inclusive com a adição de novos centros de treinamentos autorizados.

As instalações esportivas escolhidas pelo Comitê agora negociarão diretamente com os Comitês Olímpicos Nacionais.

"Este projeto é fundamental para o legado esportivo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016, pois vai estimular a renovação do parque esportivo nacional, público e privado, por meio da construção ou reforma de instalações. Não há limite de locais a serem apresentados e nosso objetivo é incluir todos aqueles que consigam atender aos requerimentos da federações internacionais", explicou o diretor de Esportes do Rio-2016, Agberto Guimarães.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]