• Carregando...

O Comitê Olímpico Europeu (EOC, na sigla em inlgês) aprovou neste sábado a criação da competição poliesportiva Jogos Europeus, que terá início em Baku, no Azerbaijão, em 2015.

O EOC realizou um pleito com voto secreto em sua 41.a Assembleia Geral em Roma, com 38 votos a favor, 8 contra e três abstenções.

O evento, que ocorrerá a cada quatro anos, vai incluir 15 esportes Olímpicos e dois esportes não-Olímpicos que ainda não foram escolhidos.

"Há muitos detalhes técnicos para decidir, mas a Assembleia acima de tudo mostrou que vai prosseguir e fazer desse evento esportivo, que de maneira nenhuma tem o objetivo de ser uma cópia das Olimpíadas, uma ferramenta para intensificar a atratividade do esporte", escreveu o EOC em seu website.

Os NOCs (Comitês Olímpicos Nacionais) foram assegurados de que o evento não vai ter custos para eles, mas sim, trará ganhos financeiros.

"Baku será um teste, que espera-se que vier uma longa série nos próximos anos".

Houve considerável oposição contra a ideia de um novo evento Olímpico, particularmente da Associação Atlética Europeia, que já votou contra a participação de seus membros.

O EOC também provavelmente enfrentará dificuldades para convencer outros esportes que já têm eventos bem estabelecidos no ocupado calendário europeu. Natação, por exemplo, é um dos esportes Olímpicos que terá problemas em encontrar tempo para o novo evento.

Baku foi a única cidade a se oferecer para hospedar os Jogos inaugurais, que provavelmente serão realizados em maio de 2015.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]