i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Exigências da Fifa

Conheça o caminho para ser sede da Copa 2014

Reportagem mostra os nove itens exigidos pela CBF aos estados interessados

  • PorGloboEsporte.com / Globo.com
  • 23/05/2007 12:20

A reportagem do GloboEsporte.com conseguiu com exclusividade o documento enviado pela CBF aos governadores dos estados interessados em sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. O documento - na verdade, um formulário com várias perguntas - baseia-se no caderno de encargos da Fifa e tem nove itens principais: aspectos gerais; estádios; serviços médicos; segurança; plano de transporte; transporte; condições meteorológicas; plano de proteção ao meio ambiente; e condições naturais, meio ambiente e patrimônio histórico.

O projeto das candidatas à cidade-sede deve ser entregue à CBF até o próximo dia 31 de maio. Vinte estados mostraram interesse: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Acre, Amazonas, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

Entre as exigências da CBF, os estados precisam apresentar dados importantes, como número de quartos de hotéis e leitos de hospitais, informações sobre condições ambientais, de segurança e transporte, bem como detalhes do estádio em questão, entre outros.

O formulário foi entregue em um seminário realizado no dia 9 de maio, no Rio de Janeiro. Ali, os representantes de cada estado conheceram as perguntas que terão de ser respondidas. E se surpreenderam com algumas, como "Qual é a qualidade do ar, medida de acordo com padrões internacionais?".

- Alguns itens me surpreenderam. O nosso projeto para o novo estádio estava adiantado, mas tivemos que correr atrás das outras informações - afirmou o ex-jogador de vôlei Carlão, que responde pela Secretaria de Esportes de Santa Catarina.

Após receber e analisar os projetos, a CBF vai indicar, no dia 31 de julho, no máximo 18 cidades que atendam às exigências do caderno de encargos da Fifa. A organização máxima do futebol deve escolher entre dez e 14 cidades para receber os jogos da Copa de 2014.

Pouco tempo para desenvolver os projetos

De uma forma geral, os representantes dos estados ficaram surpresos com o pouco tempo - cerca de três semanas - que teriam para desenvolver cada um dos nove itens. Para isso, mobilizaram as suas diversas secretarias para colher informações. Apesar disso, antes do encontro no Rio de Janeiro, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, vem conversando com os governadores dos estados em viagens pelo país ou na sede da organização.

Cada representante foi orientado pela CBF a escrever um texto de 40 linhas para cada item. Além do estádio, os itens segurança, sistema de saúde e transporte foram considerados os mais importantes no seminário.

Segundo a CBF, as candidaturas de Distrito Federal, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco estão em vantagem em relação às outras. Ricardo Teixeira já avisou que, atualmente, nenhum estádio teria condição de receber um jogo da Copa, e que o Maracanã e o Morumbi precisariam passar por várias reformas.

O Brasil é candidato único a ser sede do Mundial, mas precisa que todas as exigências sejam atendidas. O anúncio será feito em novembro pela Fifa.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.