Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...

A Conmebol decide em reunião do seu comitê executivo nesta segunda-feira, em Assunção, no Paraguai, se mantém ou reverte a decisão anunciada no dia 22 de setembro, de que o título da Libertadores deixa de representar uma vaga extra na competição ao país campeão, o que vinha acontencendo até o ano passado. A mudança no regulamento se deu porque a entidade decidiu que o campeão da Copa Sul-Americana também teria uma vaga na principal competição da América do Sul do ano seguinte. Como o Internacional venceu em 2010, o Brasil só poderia classificar três times pelo Brasileirão – sendo que o terceiro terá de disputar a fase de qualificação do torneio. A quarta vaga já é do Santos, dono do troféu da Copa do Brasil. Desta forma, o tradicional G-4 do Brasileirão, zona de classificação onde os quatro primeiros garantem vaga na competição continental, virou G-3.

Caso a vontade da CBF seja aceita na reunião, neste momento, o Atlético-PR estaria entrando na zona de classificação para a Libertadores. Sexto colocado no Brasileirão, atrás do Santos (quarto colocado) e do Internacional (quinto), ambos já classificados, o Furacão tem 46 pontos, mesmo número do Grêmio, mas soma uma vitória a mais. Cruzeiro, Fluminense e Corinthians (os três primeiros) estariam classificados pelo G-3.

Além desta decisão, a Conmebol realiza o sorteio dos grupos do Sul-Americano sub-20, que será disputado em janeiro, no Peru. A competição, que será realizada de 16 janeiro a 16 de fevereiro de 2011, garante os dois primeiros colocados nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Além das vagas nas Olimpíadas, a competição também será classificatória para o Mundial da categoria, em julho de 2011. Porém, em vez de duas, quatro equipes garantem vaga no na Copa, que será disputada na Colômbia.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]