• Carregando...
Cerveja foi liberada nos estádios do Paraná. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Cerveja foi liberada nos estádios do Paraná.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conesd), vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Paraná, requisitou ao Ministério Público do estado que entre com uma ação na Justiça solicitando a derrubada da aprovação do projeto de lei 50/2017, que libera a venda e o consumo de cerveja e chope nos estádios paranaenses.

Aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no final de agosto, o projeto de lei foi sancionado pelo governador Beto Richa na última segunda-feira (25). A argumentação do Conesd é de que o projeto é “inconstitucional” e vai “contra o interesse público”.

“Lamentável que o governador Beto Richa tenha sancionado o projeto de lei. Tal ato não poderia ser concretizado em lei estadual. Assim, o Conesd pugnará ao MP o ingresso de Ação Direta de Inconstitucionalidade, como já foi feito em outros estados onde houve a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios”, diz trecho da nota enviada pelo Conesd.

O Conselho afirma ter enviado a Richa, no dia 11 de setembro, um ofício requerendo o veto, expondo “exaustivamente os riscos de vida, saúde e segurança provocados por torcedores afetados pelo consumo de bebida alcoólica, além de afrontar a Política Nacional do Álcool e o Estatuto do Torcedor”.

O documento do Conesd continha ainda dados para comprovar a diminuição da violência em estádios de futebol após a proibição da cerveja em seus interiores. “Nada justifica o projeto ter sido sancionado, deveria ter sido vetado”, defende a nota do Conesd.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]