• Carregando...

Tóquio – Começa na madrugada de amanhã a Copa do Mundo feminina de vôlei, disputada em pontos corridos, com os 12 participantes jogando entre si em turno único. Os três melhores se classificam para a Olimpíada de Pequim, em 2008. O Brasil chega para a disputa com boas chances de obter a vaga olímpica, e tem o objetivo de apagar a imagem ruim deixada neste ano, depois de perder a decisão do Pan para Cuba, num Maracanãzinho lotado, e de ficar apenas em quinto lugar no Grand Prix.

O técnico José Roberto Guimarães anunciou ontem o corte da oposto Joycinha, e definiu o time com as levantadoras Fofão e Fabíola, a oposto Sheilla, as pontas Jaqueline, Sassá, Paula e Natália, as meios-de-rede Fabiana, Walewska, Thaisa e Carol Gattaz e a líbero Fabi. A grande novidade é a volta de Jaqueline, que foi suspensa por três meses por uso de doping – descoberto pouco antes do início do Pan. Sem ela, o Brasil conquistou apenas um torneio neste ano, o Sul-Americano, disputado no Chile

A estréia do Brasil será amanhã, às 8h35 (de Brasília), contra a Polônia, em Hamamatsu. No sábado, pega o Quênia e, no domingo, a equipe terá a chance de se vingar da derrota contra Cuba. A Itália, campeã européia, e a Sérvia, vice, além das cubanas e da seleção dos Estados Unidos, são as principais favoritas à classificação para Pequim, numa Copa do Mundo esvaziada.

A Rússia, atual campeã mundial, não se classificou para a Copa do Mundo, pois não chegou à final do Campeonato Europeu, assim como a Holanda, que surpreendeu ao conquistar o Grand Prix deste ano, seu primeiro título de peso no cenário internacional. A forte China também não disputa o torneio, pois como país-sede já está classificada para a Olimpíada. Entre os demais participantes, o Peru, derrotado pelo Brasil na final do Sul-Americano, corre por fora na briga pela vaga olímpica, assim como as anfitriãs japonesas, a Coréia do Sul e a Polônia, que foi convidada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Tailândia, Quênia e República Dominicana são as principais candidatas a saco de pancadas do torneio.

Os jogos começam na madrugada de amanhã. Em Tóquio, Coréia e Sérvia entram em quadra às 2h35, mesmo horário de Cuba x Quênia, em Hamamatsu. Às 5h05, enfrentam-se Itália e Tailândia, na capital, e Peru e EUA, em Hamamatsu. Às 8h30, pouco antes de o Brasil estrear, começa Japão x República Dominicana, em Tóquio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]