i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Futebol feminino

Copa do Mundo faz aumentar a procura de interessadas em time feminino de Curitiba

  • PorLara Mota, especial para a Gazeta do Povo
  • 25/06/2019 17:51
Imperial e Foz Cataratas se enfrentam em Curitiba.
Imperial e Foz Cataratas se enfrentam em Curitiba.| Foto: Reprodução Instagram

A eliminação da seleção brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo de futebol feminino não diminuiu o ânimo de quem trabalha com a modalidade. A competição, que está na reta final, é encarada como uma vitrine importante para quem trabalha no futebol paranaense. "Já está tendo uma procura enorme, principalmente de meninas mais novas", diz Rosângela Bortolaz, técnica da equipe do Imperial, de Curitiba.

O momento positivo pode refletir não apenas na procura, mas também no apoio que os times recebem. "Foi espetacular essa movimentação, dando mais visibilidade ao futebol feminino. Nós dependemos disso, a modalidade só vai se desenvolver assim. Não dá para deixar esfriar", diz a treinadora.

TABELA: Veja os resultados da Copa do Mundo feminina e próximos jogos

O Imperial tem hoje 50 meninas com idade a partir de 14 anos, mas poucas treinam diariamente. No time adulto as jogadoras trabalham em meio período e não recebem salários para jogar e se dedicar ao esporte em tempo integral. Muitas saem do Paraná e vão para clubes com mais estrutura. É o caso da goleira Mayara, revelada no Imperial e convocada para a seleção brasileira sub-17, que acabou indo para o Internacional.

Paranaense

O Campeonato Paranaense Feminino está previsto para ter início em agosto e até agora tem quatro times confirmados: Imperial, Toledo, Foz Cataratas e Londrina. O atual campeão é o time de Foz, que tem parceria com o Athletico. O LEC vai estrear na competição.

O Grecal ainda não teve a participação confirmada. Alceu Ricardo, responsável pela equipe, disse que a situação está indefinida. Ele já trabalhou em outro time que fez história nos campeonatos estaduais, o Novo Mundo, que deixou de disputar o torneio por falta de verba.

Futuro

Por enquanto apenas os times da Série A do Brasileirão têm a obrigação de ter equipes femininas. A CBF prevê que pode ser uma equipe formada no clube ou uma parceria. A ideia é que nos próximos anos isso seja ampliado.

"Com mais times a realidade do futebol feminino vai melhorar. E teremos sim grandes jogadoras no Brasil", afirma Rosângela, que viu a declaração de Marta após a eliminação do Brasil como um alerta. "O futebol feminino precisa de fomento", diz. "Mas cada menina tem que ter em mente o que a Marta falou e não desistir", afirma.

"Elas fizeram o que elas puderam, mas aqui no Brasil as pessoas não veem o futebol feminino como deveriam. Não temos ajuda das federações, não temos nada", desabafa Alceu. O dirigente completa: "o Paraná é um celeiro de futebol feminino no país, o que falta é ter mais apoio".

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • W

    Waldemiro

    ± 0 minutos

    No parana...nem o futebol masculino decolou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      Jorge Dias

      ± 8 minutos

      O extremo ATIVISMO ultra FEMINISTA no futebol feminino, conseguiu unir apaixonados e odiadores do esporte, na repulsa a atuação da seleção que apesar de NUNCA ter ganho uma copa, usa a camisa com as 5 ESTRELAS do penta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.