• Carregando...

A Copa Sul teve o renascimento confirmado ontem, mas segue com futuro indefinido. A competição voltará a reforçar o calendário de clubes do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em 2007. A reedição do torneio, disputado em 1999, foi confirmada numa reunião entre representantes dos três estados na sede da Federação Catarinense de Futebol, em Balneário Camboriú.

A fórmula de disputa e o número exato de participantes, entretanto, ainda estão pendentes. Esses quesitos dependem do calendário do Campeonato Brasileiro do próximo ano, que deve ser anunciado na próxima sexta-feira.

Há três datas possíveis para o início do Nacional: 6, 13 ou 20 de maio. Na primeira hipótese, apenas os dois melhores de cada Estadual garantiriam vaga. Nesse caso, existiria o risco de grandes clubes ficarem de fora, esvaziando a importância do torneio.

A ameaça foi minimizada ontem pelo presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Onaireves Moura. "Entendo que as grandes equipes terão mais chances por terem uma estrutura melhor. O importante é que as vagas serão definidas nos Estaduais, e esses serão valorizados por todos os times", afirmou, confiante num calendário maior.

Com as outras datas seria possível a participação de mais clubes, como desejam os organizadores. O número ideal seria de quatro equipes por estado. Assim, repetiria a fórmula como foi concebida na década passada, com dez rodadas do início ao título.

"É uma competição que deixou saudades por garantir um calendário completo e ser rentável para clubes e patrocinadores. Agora as equipes terão de novo essa possibilidade. É uma reedição mais do que necessária", analisou o presidente da Federação Catarinense, Delfino Peixoto. A proposta ainda será analisada pela Confederação Brasileira de Futebol.

O resgate da competição foi aprovado pelos clubes paranaenses. Além do reforço de caixa, o torneio garantiria uma preparação melhor para o Brasileiro diante do nível técnico dos mais elevados dos adversários.

A primeira edição da Copa Sul teve o Grêmio como campeão sobre o Paraná, numa das maiores bilheterias da história do time paranaenses. De 2002 a 2003, o torneio ganhou o reforço de equipes mineiras e acabou sucumbindo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]