• Carregando...

A possibilidade de prorrogação na partida entre Brasil e Holanda pelas quartas de final da Copa do Mundo 2010, nesta sexta-feira (2), às 11 horas, poderá estender a paralisação das atividades em alguns estabelecimentos comerciais e de serviço, como as agências dos Correios. Confira as mudanças: Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), cada banco deve fixar avisos ao público sobre os horários em suas dependências com 48 horas de antecedência. Veja como ficaram os horários:

- Brasil X Holanda

02/07, às 11 horas

As agências bancárias irão abrir das 8h00 às 10h30 e das 14h00 às 16h00 nas capitais e regiões metropolitana. Nas cidades do interior o atendimento ocorrerá das 8h00 às 10h30 e das 13h30 às 15h30, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O atendimento será retomado às 14 horas mesmo que haja prorrogação na partida entre Brasil e Holanda.

Durante o horário do jogo, a população poderá utilizar os serviços de Internet Banking e os caixas eletrônicos.

Correios As agências dos Correios funcionam das 8h30 às 10h30 nesta sexta-feira (2). O atendimento ao público será retomado às 13 horas - se a partida entre Brasil e Holanda terminar no tempo normal. Se houver prorrogação, as agências dos Correios irão abrir às 14h30. Normalmente, o horário de funcionamento é das 9 às 18 horas.

Trânsito

O trânsito será bloqueado nos cruzamentos das ruas Ébano Pereira com Cândido Lopes, e Ermelino de Leão com Cândido Lopes, no Centro de Curitiba, a partir das 9h30 desta sexta-feira, de acordo com a Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran). O bloqueio deverá durar até as 13h30. No caso de haver prorrogação, a operação terminará 30 minutos após o término da partida entre Brasil e Holanda. Será permitido o acesso aos moradores da região e aos ônibus de turismo.

Haverá reforço da fiscalização da Diretran nos bairros Batel e Santa Felicidade, e também em grandes avenidas onde normalmente há grande concentração de torcedores após os jogos do Brasil. Agentes de trânsito vão orientar motoristas e pedestres com rondas mais concentradas nas avenidas Batel, Visconde de Guarapuava, Silva Jardim e Cândido de Abreu, além das ruas Bispo Dom José e Barão do Cerro Azul.

Os agentes também vão reforçar o monitoramento no quadrilátero formado a partir da avenida Visconde de Guarapuava, seguindo pelas ruas Teixeira Coelho, Martim Afonso, Treze de Maio e Tibagi, retornando à Visconde, trecho tradicionalmente percorrido pelos torcedores após os jogos do Brasil. Outro trajeto tradicional que também terá reforço na fiscalização do trânsito é formado pelas ruas e avenidas Mariano Torres, Carlos Cavalcanti, Manoel Ribas, Desembargador Motta e Silva Jardim, retornando à rua Mariano Torres.

Não será permitido o bloqueio das ruas e os motoristas que não respeitarem a orientação do órgão poderão ser multados. Durante o jogo, equipes vão ficar de prontidão na sede central da URBS para atender eventuais emergências, saindo para reforçar o atendimento nas ruas cerca de 15 minutos antes do fim do jogo.

Transporte público

Não vai haver reforço no número de ônibus circulando na capital antes e depois da partida da seleção brasileira contra a Holanda nesta sexta-feira. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), parte da população não será liberada para deixar o trabalho, por isso não há necessidade do reforço.

Prefeitura

A prefeitura também tem horários diferenciados. Nos dias em que os jogos começarem às 11 horas, funciona das 8 às 10 horas e das 14 às 18 horas.

Mesmo se o jogo for para a prorrogação nesta sexta-feira, a prefeitura passará a atender às 14 horas. O decreto municipal que permite a paralisação no horário do jogo não previu a questão da prorrogação.

Para jogos que começarem às 15h30, o funcionamento dos serviços será das 8 às 14 horas, sem intervalo para almoço.

Esse mesmo esquema será válido para as unidades básicas de saúde. As pessoas que precisarem de atendimento médico durante o horário de jogo devem procurar um dos oito Centros Municipais de Urgências Médicas (CMUM), que funcionam 24 horas por dia e não fecharão durante os jogos. Para conferir os endereços, basta consultar o site da prefeitura.

Repartições estaduais

Circular emitida pela Casa Civil do governo do estado determina que as repartições estaduais funcionarão das 8 às 14 horas em dias de jogo do Brasil for às 15h30.

Nos dias em que o jogo for às 11 horas, as repartições funcionarão das 8 às 18 horas, mas com um intervalo entre as 10 e 14 horas. O atendimento será retomado às 14 horas mesmo que haja prorrogação na partida entre Brasil e Holanda.

As repartições estaduais com serviços essenciais, como hospitais, funcionarão normalmente nos dias de jogos.

Escolas

O funcionamento das escolas municipais de Curitiba fica a cargo de cada escola, desde que haja acordo com os pais e que não afete o calendário escolar.

O Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR) orienta que cada escola decida como será o esquema de aulas. O sindicato sugere que as escolas ofereçam a opção de transmitir os jogos no próprio estabelecimento, porque muitos pais devem cumprir o horário de trabalho normalmente nestes dias.

As escolas estaduais também podem optar por um horário diferenciado. Neste caso, para as partidas que acontecerem às 11 horas, as aulas do turno da manhã serão das 7h30 às 10 horas e no turno da tarde, das 14 às 18 horas. Para as partidas disputadas às 15h30, as aulas no turno da tarde serão das 13 às 15 horas e o turno da manhã funciona normalmente. Os alunos que estudam no período noturno não terão alteração de horários.

As escolas que optarem pelo horário diferenciado devem compensar as horas que foram perdidas.

Comércio

Cada loja ou estabelecimento comercial é responsável pela definição do horário de funcionamento durante os jogos.

Cinema

A rede de cinemas Cinemark, responsável pela programação das salas dos Shoppings Mueller e Barigui em Curitiba, anunciou que vai alterar os horários de exibição nos dias de jogos. Para os dias em que os jogos acontecem às 11 horas, as sessões só começam a partir das 14 horas.

Caso haja prorrogação no jogo desta sexta-feira, a orientação é para que os consumidores se informem sobre o horário das sessões, pois pode haver nova alteração. A mesma orientação vale para as outras redes de cinema.

Para os jogos da seleção que começarem às 15h30, os cinemas abrem no horário normal e exibem filmes até as 13h30. As sessões entre 13h30 e 18 horas estão canceladas. A programação volta ao normal depois das 18 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]