Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Arbitragem

Com frio da barriga, Braatz viaja para a África do Sul

Árbitro paranaense, que fará parte do trio brasileiro, não esconde nervosismo momentos antes do embarque para a competição mais aguardada da carreira

Nesta quarta-feira (2), o assistente Roberto Braatz embarcou para África do Sul. Ao lado do árbitro Carlos Eugênio Simon e Altemir Hausmann, ambos do Rio Grande do Sul, o paranaense, natural de Marechal Cândido Rondon, integrará o trio de arbitragem brasileiro na Copa do Mundo que começa no dia 11 de junho.

Ainda sem saber em quais jogos vai atuar, Braatz será o primeiro árbitro paranaense numa Copa do Mundo. Em entrevista ao Globo Esporte, da RPCTV, ele não escondeu o nervosismo antes do momento mais aguardado da carreira.

"Apertou um pouco ansiedade, um pouquinho de dor no estômago. Passei a noite sem dormir", garantiu.

Aos 42 anos, o árbitro tem no Mundial africano sua última chance de trabalhar na principal competição do futebol, pois a idade limite é 45. "Tivemos três árbitros brasileiros apitando final de Copa do Mundo, então é uma responsabilidade muito grande saber que você está representando uma nação tão poderosa como o Brasil", lembrou.

Em abril, em entrevista à Gazeta do Povo, Braatz comentou sobre a preparação para o Mundial de futebol.

"Cada coordenador de área acompanha todos os árbitros, definindo estratégias de como nós estávamos, o que nós temos que melhorar e eles fazem um acompanhamento de 15 em 15 dias. Em maio a gente reúne de novo e vê qual foi a evolução, tanto é que nós teremos de enviar todas as imagens dos jogos que estamos trabalhando para eles. Eles vão avaliar, toda colocação, velocidade, energia, se tem unha encravada no dedão do pé ou não. Tudo muito detalhado. Funciona como uma preparação de jogador", detalhou.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.