A disputa pelo título de melhor jogador do mundo em 2010 já tem ao menos dois favoritos: Andrés Iniesta e David Villa. Principais destaques da seleção espanhola que conquistou a Copa do Mundo de 2010, os dois jogadores têm a seu favor a tradição de que sempre um jogador que se destaca na seleção campeã da Copa do Mundo acaba eleito pela Fifa como o melhor joador do Mundo daquele mesmo ano.

CARREGANDO :)

O atacante David Villa concorreu à Bola de Ouro, prêmio dado ao melhor jogador da Copa do Mundo, que acabou ficando com o uruguaio Diego Forlán. Autor de cinco dos 11 gols da Fúria na competição, o jogador foi também um dos artilheiros do torneio, ao lado do holandês Sneijder, do alemão Müller e do próprio Forlán. Já Iniesta não se destacou tanto no Mundial, e seu único gol na competição foi o mais importante da história do futebol espanhol: o da vitória por 1 a 0 sobre a Holanda na grande final.

O primeiro jogador a receber o título de melhor do mundo após ser o destaque de um time campeão mundial foi o brasileiro Romário, em 1994. Principal nome da seleção brasileira que conquistou o tetracampeonato mundial na Copa do Mundo dos Estados Unidos, o "Baixinho" foi escolhido pela Fifa como o melhor jogador do mundo naquele ano. Quatro anos mais tarde, o francês Zidane, maior craque da equipe francesa campeã mundial em casa, na Copa de 1998, foi escolhido o melhor jogador do mundo naquele ano.

Publicidade

Em 2002, mais um brasileiro conseguiu na mesma temporada os títulos da Copa do Mundo e de melhor jogador do planeta: Ronaldo, artilheiro da Copa do Mundo de 2002 com oito gols, e principal nome do Brasil pentacampeão mundial sob o comando de Luis Felipe Scolari. Na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, a história se repetiu pela quarta vez: o zagueiro Fabio Cannavaro, capitão da Itália tetracampeã mundial e grande destaque da equipe, recebeu da Fifa no fim da temporada o título de melhor jogador do mundo, sendo o primeiro zagueiro da história a ser escolhido o melhor jogador do mundo.

Veja também
  • As melhores declarações da Copa do Mundo de 2010
  • Títuloda Espanha é considerado pela imprensa mundial como vitória do futebol
  • Iniesta, autor do gol do título: "É algo pelo qual seremos lembrados"
  • Técnico holandês lamenta gols perdidos e critica árbitro inglês