• Carregando...

Estrelas das seleções brasileira, inglesa e italiana estão no time dos que reprovaram a Jabulani, a polêmica bola oficial da Copa do Mundo da África do Sul. A alemã Adidas, fabricante da redonda, insiste em que não há motivos para tais críticas.

As reclamações a respeito da Jabulani surgiram quando os jogadores convocados começaram a usá-la nos treinos para o Mundial. O principal motivo para a reprovação em massa seria a dificuldade de os atletas em campo preverem a direção que a bola toma.

O atacante do Brasil, Luis Fabiano, acha que a Jabulani é "sobrenatural". Os goleiros foram os que mais reclamaram. Júlio César a chamou de "bola de supermercado". O inglês David James disse que a bola é "horrível", enquanto o colega italiano Gianluigi Buffon foi mais longe, temendo que a imprevisibilidade da bola arruine a Copa.

Diante dessas críticas, o doutor Andy Harland, que desenvolveu a bola na Loughborough University's Sports Technology Institute, na Inglaterra, alega que essa reação negativa em cadeia em grande parte se deve ao fato de os jogadores treinarem em situações pouco familiares para a Copa, mais necessariamente em lugares de maior altitude.

"Esta bola está em campo desde dezembro e até agora havia poucas reclamações. Nós havíamos avisado que isso (jogar em altitude maior do que o costume) poderia afetar a bola, mas qualquer bola", defende-se o criador.

A Jabulani é tida como a bola mais redonda a entrar em campo. Tem como principal característica ser menos estável no ar, apesar de a superfície ter uma série de ranhuras para diminuir os problemas aerodinâmicos.

Harland diz que não ficou surpreso com a bola de neve que se tornou a série de reclamações, apesar de nenhuma seleção ter entrado em contato com ele para fazer algum tipo de comentário.

"Antes de todo campeonato os jogadores expressam as opiniões deles. Não há nenhum segredo em torno desta bola. O design dela permite que os melhores jogadores do mundo mostrem suas habilidades", conclui.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]