• Carregando...
Vicente del Bosque comanda treino leve de reconhecimento de gramado do Moses Mabhida: técnico tenta diminuir a pressão sobre os jogadores, rejeitando o status de principal favorita ao título da Copa do Mundo | Marcelo del Pozo/ Reuters
Vicente del Bosque comanda treino leve de reconhecimento de gramado do Moses Mabhida: técnico tenta diminuir a pressão sobre os jogadores, rejeitando o status de principal favorita ao título da Copa do Mundo| Foto: Marcelo del Pozo/ Reuters

Suíça

Hitzfeld arma megarretranca

O treinador da Suíça, o alemão Ottmar Hitzfeld, reconheceu que a partida de estreia na Copa contra a Espanha terá suas dificuldades, mas acredita que sua equipe também pode realizar uma façanha. "A Espanha é a equipe que ganhou a última Eurocopa e também fez uma grande campanha nas Eliminatórias. Todos dizem que eles são os favoritos, mas confio na nossa capacidade de surpreendê-los. Temos de estar preparados para jogar até nosso limite. Devemos ser compactos e, se necessário, defender com nove jogadores", disse Hitzfeld. O técnico, no entanto, poupa jogadores para duelos que considera mais decisivos. Decidi que Alex Frei não poderia jogar ainda. O objetivo é participar da segunda partida contra o Chile", falou o técnico dos suíços. O capitão da Suíça torceu o tornozelo direito no treino da equipe no último dia 9, ainda antes da equipe viajar para a África do Sul. Já sobre Behrami, que sente lesão na coxa, o treinador disse que não o convocou para o jogo contra os espanhóis para que "possa cuidar de sua lesão até a partida contra o Chile".

  • Veja a ficha técnica do jogo Espanha X Suíça

A Fúria estreia completa na Co­­pa da África. O técnico da Es­­pa­­nha, Vicente del Bosque, afirmou que tem todos os 23 jogadores disponíveis para o duelo com a Suíça, às 11horas (de Bra­­sília), em Durban. Isso significa que o meia Iniesta e o atacante Fer­­nando Torres estão recuperados. Mas a presença deles desde o início não é garantida.

Del Bosque raciocina que os problemas físicos enfrentados pelos atletas podem limitá-los contra a Suíça, o que representa um risco de lesões mais graves. O treinador se mostra preocupado em não perder os atletas por mais tempo.

Atual campeã da Europa, a Espanha chega motivada após uma campanha impecável nas Eliminatórias.

"Temos bons jogadores e uma equipe bem entrosada, mas há rivais muito fortes. A nossa aspiração é lutar pelo título mundial, mas sabemos que será muito difícil. Não somos os favoritos, porém estamos no grupo dos aspirantes", afirmou o treinador.

Além de um meio-campo de craques, como Xavi e Iniesta, do Barcelona, Del Bosque conta com um ataque talentoso, formado por David Villa e Fernando Torres, para acabar com a sina de "nadar e morrer na praia". O capitão Casillas, considerado um dos melhores goleiros do mundo, é outro que garante segurança ao time.

"Essa mania de dizer que ‘a Espanha joga bem, mas sempre é eliminada’, ‘é campeã antes de entrar em campo’ ou ‘tem azar nos pênaltis’ já não existe mais. E creio que continuará enterrada por vários anos", garantiu Villa.

Já a Suíça, que participa pela nona vez de uma Copa, tem pretensões um pouco mais modestas do que a rival. A seleção chegou às quartas de final nas edições de 1934, 1938 e 1954. Na Alemanha, em 2006, foi eliminada pela Ucrânia nas oitavas, nos pênaltis. O técnico Ottmar Hitzfeld aposta na mescla entre jogadores jovens, como Barnetta e Benaglio, e outros mais experientes, como Blaise N’Kufo e o capitão Alexander Frei.

Maior goleador de todos os tempos da seleção, Frei será desfalque na estreia. Ele e o meia Valon Behrami não conseguiram se recuperar de lesões no tornozelo e na coxa, respectivamente. "Decidi que Frei e Behrami não poderiam jogar ainda. O objetivo é participar da segunda partida, contra o Chile. Para isso, será preciso treinar de maneira intensiva", disse o treinador. Com isso, a responsabilidade de balançar as redes será de N’Kufo, do clube holandês Twente. Nascido em Kinshasa, no Congo, ele faz parte da equipe nacional desde 2000. Outro que pode ganhar uma chance é Eren Derdiyok, do Bayer Leverkusen.

Ao vivo

Espanha x Suíça, às 11 horas, na RPC TV, Band, BandSports, SporTV e ESPN Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]