• Carregando...
Schweinsteiger (dir.) conversa com Mario Gomez no treino da Alemanha, ontem, na África do Sul: jogador deu início às provocações entre alemães e argentinos antes do confronto de amanhã | John Macdougal/ AFP
Schweinsteiger (dir.) conversa com Mario Gomez no treino da Alemanha, ontem, na África do Sul: jogador deu início às provocações entre alemães e argentinos antes do confronto de amanhã| Foto: John Macdougal/ AFP

Preparação

Astros de rivais ganham um dia de descanso

Da Redação, com agências

As provocações são parte das preliminares para o confronto entre Argentina e Alemanha. Fazem parte da estratégia dos dois lados do embate. Assim como esconder o jogo dentro do gramado e saber mexer bem as suas peças. Ontem, no lado sul-americano, Maradona não levou Messi para o campo. Foi a única ausência no treinamento dos hermanos. Entre os europeus, o número de poupados foi três vezes maior: Özil, Podolski e Cacau não participaram da atividade.

No caso do astro da Alviceleste, a culpa pelo não aparecimento foi colocada em uma gripe. "Ele não teve febre, só uma congestão. Por isso, Diego [Maradona] o deixou fora", explicou o médico da equipe argentina Donato Villani. Durante o treino, Maradona confirmou que não deve fazer modificações no time que eliminou o México. Os argentinos têm duas preocupações principais: tentar controlar a bola e acertar o trabalho da defesa, principalmente em bolas aéreas.

Na Alemanha, o único que realmente preocupa é o atacante brasileiro naturalizado alemão Cacau. Podolski foi poupado por dores musculares e Özil só "precisava de um descanso", segundo o secretário da equipe, o ex-jogador Oliver Bierhoff. A grande aposta da seleção germânica é exatamente Özil. "É um armador clássico, como há muito tempo não tínhamos na Alemanha. É muito bem dotado tecnicamente, tem uma visão de jogo fantástica e ainda chega para chutar a gol", elogiou o lateral Lahm.

  • Meia Verón (esq.) e o técnico Maradona batem bola no treino da Argentina, que teve como grande ausência o astro Messi, vítima de uma gripe

Alemães e argentinos não pa­­ram de trocar farpas às vésperas do confronto entre as duas seleções nas quartas de final da Copa sul-africana. Quando não estão se provocando diretamente, há sempre um jeito de cutucar os rivais. A nítida autoconfiança dos germânicos para o confronto de amanhã é um exemplo clássico. Há quem já fale nos possíveis oponentes da semifinal e até da decisão. "Agora temos pela frente Argentina, Brasil e Espanha, oponentes bem mais fortes do que a Inglaterra", disse o lateral Lahm.

A frase contradisse o que poucos minutos antes havia dito o ex-jogador Oliver Bierhoff, que na África do Sul atua como diretor-geral da seleção alemã. "Os atletas sabem que ainda não chegaram a lugar nenhum", afirmou, tentando diminuir o clima de tensão criado em torno do jogo. Na entrevista concedida pouco depois, Lahm ainda comentou a anunciada visita da primeira-ministra Angela Mer­­kel à equipe. "Se eu a conheço, ela nos visitará no vestiário de­­pois do jogo [contra a Argen­­tina], para nos congratular".

Em uma coisa os dois representantes da Alemanha concordaram. Tanto Bierhoff como Lahm procuraram amenizar – mas não muito – o tom das críticas feitas um dia antes pelo meia Schweins­­teiger à catimba argentina. Disseram estar pre­­parados para não aceitar eventuais provocações. "Em cam­­po eles tendem a provocar e ser um tanto agressivos", disse Bierhoff.

Lahm, também capitão do time, foi nessa linha. "Temos de nos concentrar no nosso futebol e na partida. Sabemos que os sul-americanos são impulsivos, tem­­peramentais e que não sa­­­bem perder. No sábado [amanhã], veremos como perderão e como se comportarão depois da derrota".

Na Copa de 2006, na Ale­­ma­­nha, os anfitriões eliminaram a Argentina nas quartas de final, nos pênaltis, em jogo no qual os atletas se estranharam em campo. "Os nossos garotos estão pensando em ir ao campo e na possibilidade de vingança. Não me preocupa em nada que falem dos pênaltis, da confusão. Nós vamos decididos a jogar no campo deles para vencer", rebateu Maradona, que ainda afirmou que Schweins­­teiger estaria "nervoso" por en­­frentá-los e que não tinha tempo para perder com o jogador adversário.

Já o zagueiro Demichelis, que jo­ga no alemão Bayern de Munique há sete anos, foi mais ameno na res­­posta. "O que ele [Schweinsteiger] disse foi um ato de ner­vosismo e respeito. Tenho cer­teza que os alemães nos respeitam muito, ainda mais três meses de­pois de os termos vencido na casa deles [amistoso]", comentou.

O meia Tevez também reforçou a polêmica. Assim que foi definido o duelo com os germânicos, falou que não estava preocupado, pois "os mexicanos jogam me­­lhor".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]