• Carregando...
O goleiro Júlio César exibe a proteção para as costas, durante o jogo com Portugal: goleiro não treinou ontem com o time | Valterci Santos/ Gazeta do Povo - enviado especial
O goleiro Júlio César exibe a proteção para as costas, durante o jogo com Portugal: goleiro não treinou ontem com o time| Foto: Valterci Santos/ Gazeta do Povo - enviado especial

De muletas, Felipe Melo vira dúvida

A troca de entradas violentas de Felipe Melo com o luso-brasileiro Pepe pode ter custado caro ao volante da seleção brasileira. Na noite de sexta-feira, o jogador da italiana Juventus desembarcou em Johannesburgo (o jogo com Portugal foi em Durban) utilizando muletas para não apoiar o pé esquerdo no chão.

O camisa 5 sofreu uma torção no tornozelo esquerdo que pode até tira-lo da competição. No entanto, o departamento médico brasileiro ainda aguarda a evolução para avaliar melhor a situação.

Ontem, a única informação oficial foi de que Melo e o reserva Júlio Baptista (esse lesionou o joelho esquerdo frente aos lusos) melhoraram, mas ficaram fazendo tratamento no hotel The Fairway e são dúvidas para o confronto de amanhã contra o Chile, pelas oitavas de final.

Hoje, na Hoerskool Randburg (que não vinha tendo seu campo utilizado pelo Brasil por causa das condições ruins do gramado), Dunga comanda o único treino preparativo para a partida.

Kaká (estava suspenso), Elano e Robinho (foram poupados) estão confirmados na equipe titular. Caso Felipe Melo realmente não possa atuar, Josué é o favorito para substituí-lo. Porém, Ramires e até o quase esquecido Kléberson podem virar a escolha do treinador.

A CBF oficializou ontem a contradição quanto à proteção usada nas costas pelo goleiro Júlio César. O camisa 1 da seleção brasileira utiliza uma espécie de cinta ortopédica que circunda todo o quadril e é presa por pequenas hastes de metal – artigo inicialmente proibido pela Fifa.

Antes do segundo jogo brasileiro na Copa, contra a Costa do Marfim, o médico José Luiz Run­­co avisou que se a tipoia do atacante marfinense Drogba (ele que­­brou o braço antes do Mun­­dial) contivesse alguma parte me­­tálica, ela não seria aceita.

O jogador do Chelsea enfrentou os brasileiros e o arqueiro da se­­leção canarinho já disputou três partidas da competição com o instrumento supostamente proibido. Para o departamento médico brasileiro, nada de anormal.

Segundo a assessoria de co­­municação da CBF, que so­­mente repassou a versão trans­­mitida pelos médicos, existe apenas um "metalzinho" e quem pode vetar ou avalizar o instrumento são os árbitros.

"Isso aí não tem nada demais. O que importa é o que está dentro da proteção. O metal é só para prendê-la. O Júlio César já joga com isso há mais de dois anos", afirmou o diretor de co­­mu­­nicação Rodrigo Paiva.

A declaração dá ainda mais voz para as suspeitas de que o campeão europeu pela Inter de Milão possui um problema sério nas costas. No início da década, o jogador teria passado por uma cirurgia de hérnia de disco quan­­do defendia o Flamengo. A versão é veementemente negada pelo atleta.

Após o empate por 0 a 0 com Portugal, na sexta-feira, quando o arqueiro se machucou em um choque com o português Raul Meireles (e o colete foi revelado no momento do atendimento), Runco disse que o arqueiro realmente tem um problema, mas não se trata da hérnia.

"Ele tem um problema antigo na coluna, que é uma protrusão (lesão na vértebra) e não hérnia. Ele faz isso (usar a proteção) já na Itália", disse o médico, na zona mista depois da partida diante dos lusos.

No entanto, a Fifa avalizou o material apesar do metal. Antes de cada jogo existe uma reunião em que nem todos os artigos utilizados pelos jogadores (desde o uniforme até as proteções médicas) são revelados.

Mesmo assim, ninguém sabe o motivo de tanta preocupação em esconder o cinto protetor depois do duelo com os portugueses. Após o apito final, o preparador de goleiros Wendel Ramalho ra­­pidamente recolheu a cinta e en­­rolou no meio de uma blusa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]