• Carregando...
Veja quem são os jogadores convocados por Dunga |
Veja quem são os jogadores convocados por Dunga| Foto:

Repercussão

Técnicos locais avalizam Dunga

Marcio Reinecken

Dunga levou Julio Baptista, Josué e Grafite. Deixou de fora Ganso, Neymar e Ronaldinho Gaúcho. Quem entende? Os treinadores entendem.

Se para jornalistas o comandante da seleção brasileira levou uma hora e quinze minutos para explicar os motivos de suas escolhas, para os técnicos de Coritiba, Atlético e Paraná bastou uma olhadela de relance na lista para tudo ficar claro.

Acostumados a ‘separar a paixão da razão’, Ney Franco, Leandro Niehues e Marcelo Oliveira analisaram a convocação que definiu os 23 nomes que irão defender o Brasil na África do Sul. E aprovaram.

"Foi dentro do esperado em função do discurso de coerência, de prezar a união de um grupo que teve bons resultados com ele", afirmou Oliveira, que vê no elenco cheio de volantes uma das forças da Copa. "Pela capacidade técnica e tradição, este grupo deve estar entre os quatro melhores. A seleção ganha quando faz trabalhos sérios. O Dunga tem se mostrado muito sério. Até por isso a não convocação do Adriano. Um jogador acima do peso e que não gosta de treinar contamina o grupo, os demais se acham no direito de relaxar também."

O centroavante do Flamengo foi o único fator que fez o comandante atleticano comentar sobre algo diferente dos problemas que está enfrentando no CT do Caju com o começo do Brasileiro.

"Tenho tanto problema que nem deu tempo de analisar os problemas do Dunga", brincou Niehues, que também ressaltou ser o corte de Adriano como fundamental para manter as rédeas sobre o grupo canarinho. "A única coisa que dá para ressaltar nessa convocação é que ao não levar o Adriano o Dunga ganhou muitos pontos com o grupo, pois valorizou o profissional."

Mas o que dividiu as opiniões, e não poderia ser diferente, foi a não convocação dos santistas Neymar e Ganso. O comandante atleticano preferiu nem comentar o fato. Ney Franco, do Coxa, ressaltou a soberania de Dunga ao fazer escolhas. Mas Marcelo Oliveira, do Paraná, deixou o corporativismo de lado e não resistiu a um pitaco. "Eu convocaria os dois meninos do Santos. Num grupo de 23, estes atletas poderiam muito bem compor com grande possibilidade de crescer durante a Copa", afirmou o tricolor. "Não adianta dizer se é certo ou errado [não convocar Ganso e Neymar]. Agora, que é uma baita de uma equipe, com todas as condições de ser campeã mundial, isso é", finalizou o alviverde.

Colaboraram Ana Luzia Mikos, Napoleão de Almeida e Sandro Mozer

  • Veja as semelhanças no esquema tático da seleção de 2010 e de 1994

Poucas vezes, nas 18 Copas do Mundo anteriores, a responsabilidade do camisa 10 da seleção foi tão grande quanto será a de Kaká na África. O jogador do Real Madrid é o único na lista anunciada pelo técnico Dunga sem nenhuma contestação como criador de jogadas no meio de campo da equipe.

Nomes como Ronaldinho Gaúcho e Ganso ficaram renegados à lista de espera (entre os "reservas" também estão Alex (Chelsea), Marcelo (Real Madrid), Sandro (Internacional), Carlos Eduardo (Hoffenhein) e Diego Tardelli (Atlético-MG). Com isso, a pressão sobre o principal nome do elenco nacional cresce ainda mais.

O suplente de Kaká é Julio Baptista, titular na Roma em apenas dez partidas na atual temporada europeia. Outra opção já utilizada é a escalação do versátil lateral Daniel Alves na meia.

No entanto, as criticadas escolhas aumentam ainda mais o foco sobre o astro, que entre março e abril ficou 45 dias sem jogar por causa de uma lesão muscular na coxa esquerda e no ano passado teve uma inflamação no púbis.

Ao invés de chamar outros nomes de maior habilidade para a função de criador, o capitão do tetra optou por jogadores que iniciaram a carreira como volantes – Elano e Ramires. Assim, falta espaço para o talento.

Não para o treinador. "Pauta­mos [a escolha] pelo comprometimento, atitude, jogadores que chamam a responsabilidade, pela paixão, pela emoção de jogar na seleção brasileira. Chamamos atletas que sabem do desgaste, da responsabilidade, da cobrança e da necessidade de se doar", justificou.

Também pesou na convocação o retrospecto de muitos jogadores desde que Dunga assumiu a seleção da CBF no segundo semestre de 2006. No período, o Brasil conquistou a Copa América de 2007, a Copa das Confederações do ano passado e terminou como líder das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial.

"Essa seleção venceu a Copa das Confederações, se classificou para a Copa com antecedência e quebrou tabus ao ganhar da Argentina e do Uruguai. Se vamos ganhar ou não, aí é outra coisa. Mas vamos buscar o título", avisou Dunga.

Sem o currículo tão valorizado pelo técnico, os santistas Neymar e Ganso ficaram de fora. Dunga rechaçou veementemente a hipótese de convocar atletas para ganhar lastro visando 2014.

Os selecionados se apresentam no dia 21 e viajam para Curitiba. No CT do Caju, o grupo fará um período de aclimatação até o dia 26, quando vão à África do Sul. As únicas exceções são Julio Cesar, Maicon e Lúcio, da Inter de Milão, que ainda não têm a data da apresentação definida porque jogam a final da Liga dos Campeões, dia 22.

* * * * * *

Os selecionados

Confira o desempenho dos 23 integrantes da seleção brasileira por seus clubes e a reação deles após a convocação:

Julio Cesar (Internazionale)52 jogos (52 titular) – 43 gols sofridos Não se pronunciou ontem.

Gomes (Tottenham)43 jogos (43 titular) – 36 gols sofridos"É sempre uma honra defender a seleção brasileira e estou muito emocionado por mais esta oportunidade".

Doni (Roma)14 jogos (13 titular) – 14 gols sofridosNão se pronunciou ontem.

Maicon (Internazionale)50 jogos (49 titular) – 7 gols"Você ser escolhido para ir para algo que você sonhou por toda a sua vida é uma coisa magistral".

Daniel Alves (Barcelona)44 jogos (43 titular) – 3 gols"Estou muito contente por estar nesta lista. Espero representar bem o nosso povo".

Gilberto (Cruzeiro*)17 jogos (16 titular) – 3 gols"Estou muito feliz. É um momento especial na minha carreira. Vai ser uma coisa espetacular".

Michel Bastos (Lyon)39 jogos (28 titular) – 12 gols"Agora só dependemos de nós mesmos".

Juan (Roma- Itália)34 jogos (31 titular) – não marcou gol"Agora, temos de trabalhar para que tudo possa sair da forma que desejamos".

Lucio (Internazionale)47 jogos (46 titular) – 2 golsNão se pronunciou ontem.

Luisão (Benfica)28 jogos (28 titular) – 4 gols"Estou muito feliz, coroa o bom momento que vivo em minha carreira".

Thiago Silva (Milan)42 jogos (42 titular) – 2 gols"Vi a Copa de 94 pela televisão e sempre torcia por Romário e Bebeto. Agora estarei em uma Copa".

Gilberto Silva (Panathinaikos)33 jogos (31 titular) – 3 gols"O Dunga chamou quem trabalhou ao longo dos três anos e meio, vejo coerência nas escolhas dele".

Felipe Melo (Juventus)40 jogos (39 titular) – 3 gols"É um dos momentos mais felizes da minha vida e vou comemorar com a família e meus amigos".

Josué (Wolfsburg)42 jogos (42 titular) – 1 golNão se pronunciou ontem.

Kle berson (Flamengo*)20 jogos (17 titular) – 3 gols"Vou me esforçar muito para ser cam­­peão de novo. Estava em casa, no meu quarto, abraçado com a minha esposa e com uma bíblia. Estávamos esperando muito por isso. Assim que saiu o nome, nos abraçamos e chora­­mos muito. É uma emoção muito grande."

Elano (Galatasaray)32 jogos (26 titular) – 6 gols"O primeiro objetivo foi alcançado. Agora é encarar a preparação com muita seriedade, porque o objetivo é outro, muito maior, que é a conquista do título. Estou pronto para encarar essa responsabilidade."

Ramires (Benfica)26 jogos (23 titular) – 4 gols"A ansiedade virou felicidade depois que vi minha foto na televisão. É dia de feriado em Barra do Piraí".

Kaká (Real Madrid)32 jogos (28 titular) – 9 gols"Que alegria e privilégio de uma convocação para a Copa do Mundo! Uma grande honra".

Julio Batista (Roma)32 jogos (10 titular) – 4 gols"Não tenho que demonstrar nada para ninguém. Quando tive de jogar, fui campeão".

Luís Fabiano (Sevilla)35 jogos (28 titular) – 21 gols"Nas Copas de 2002 e 2006 eu tinha esperança de ser convocado e acabei vendo pela TV. Hoje ver o nome na lista é muito gratificante".

Nilmar (Villarreal)40 jogos (33 titular) – 12 gols"É um sonho estar em um Mundial representando a melhor seleção do mundo. É um auge de um atleta.

Robinho (Santos*)12 jogos no Manchester City (8 titular) – 1 gol. 17 jogos no Santos (15 titular) – 9 gols"Espero que eu possa mostrar meu melhor futebol e ir bem na seleção.Não sei se fez a diferença, mas ajudou ter vol­­tado para a minha casa e jogado bem".

Grafite (Wolfsburg)36 jogos (3 titular) – 15 gols"Sem dúvida nenhuma é a maior emoção da minha vida. Incrível".

Os números são referentes a temporada regular europeia, entre 2009 e 2010. * Apenas 2010, pois jogam em clubes brasileiros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]