• Carregando...

Um vereador de Santa Helena, Oeste do Paraná, fez uma indicação ao poder executivo municipal para que os servidores públicos tenham expediente diferenciado em dia de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Cleudir Pansera (PP) sugeriu à prefeita do município, Rita Schmidt (PP), que ela reduza as atividades não-essenciais quando o Brasil estiver em campo. A medida foi aprovada pela Câmara Municipal na segunda-feira (26). "Se o jogo for às 15 horas, os funcionários trabalham das 7 às 13. Se for de manhã, eles trabalham a partir das 13 horas", explicou o autor da proposta.

A cidade de pouco mais de 24 mil habitantes tem cerca de 1,5 mil funcionários púiblicos municipais. A medida não seria aplicada aos trabalhadores da saúde, que não podem ter paralisação no atendimento. A redução de expediente não é novidade em Santa Helena e nos municípios próximos. Geralmente no final do ano, as prefeituras reduzem o expediente pela metade para que as contas fechem sem que tenha problemas com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que não permite que se gaste além da verba recebida. "Geralmente todos os municípios da Costa Oeste trabagam das 7 às 13 horas no final de ano para cortar gastos. Por que não adotar isso durante a Copa para ajudar aqueles que sustentam a Prefeitura?", disse Pansera.

A atribuição de conceder ou não mudança de expediente aos servidores públicos é do executivo. Em Curitiba, por exemplo, a Secretaria de Governo atribue isso por meio de decretos. Até o momento, não há nenhuma definição sobre horários diferenciados para os servidores da capital. Em Santa Helena, o vereador Pansera afirma que tem o apoio do funcionalismo público na questão. "Nas escolas, sugiro que coloquem uma televisão no saguão. Quem sabe eles aprendam a ficar longe das drogas e não surja um atleta aqui. Eu te digo que a maioria dos funcionários apoiou o meu pedido", concluiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]