• Carregando...
 | Henry Milléo / Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milléo / Gazeta do Povo

O troféu que o Brasil inteiro espera ver nas mãos de Thiago Silva no fim da tarde de julho faz, neste sábado, uma escala em Curitiba. A taça Fifa, entregue ao vencedor da Copa do Mundo, fica em exposição até as 21 horas, no Park Shopping Barigui. É a sexta escala brasileira de um tour de 15 mil quilômetros por 89 países, iniciado em setembro do ano passado.

"Posso segurar e beijar, mas me recuso a erguer a taça. Já levantei uma. Agora vai ser a vez do Thiago Silva erguer", brincou Carlos Alberto Torres, o capitão do tri, responsável por receber a Jules Rimet após a final contra a Itália, em 1970, no México.

Carlos Alberto é o único presente na exposição autorizado a tocar na taça. Uma honra, pelas regras da Fifa, restrita a campeões mundiais e chefes de estado.

Para o público, é permitido olhar o troféu e tirar uma foto ao lado dele, impressa na hora, no desfecho do tour que promove um passeio pela história das Copas. Logo na entrada, estão expostas réplicas das bolas de todos os mundiais desde 1970, terminando com a brazuca, que irá rolar nos gramados brasileiros a partir de 12 de junho.

Há, ainda, um vídeo de 15 minutos, com grandes momentos dos mundiais. Uma compilação de gols de placa (o de Carlos Alberto, na final de 1970, a fila de ingleses caindo diante de Maradona, em 1986, estão lá), gols marcantes (os dois de Ronaldo contra a Alemanha, na final de 2002, ou o de Iniesta, que deu à Espanha a condição de atual campeã mundial) e muitas comemorações de torcedores nas arquibancadas.

"É uma honra participar de um evento desses e ver de tão perto uma taça que a gente espera ver ficar pelos próximos quatro anos aqui no Brasil", afirmou Nilson Borges, ex-jogador do Atlético. Ele e Dirceu Krüger, pelo Coritiba, foram convidados a participar do evento como representantes do futebol local.

Além de ver a taça e conhecer um pouco da história das Copas, o público ainda tem à disposição um mini-parque de diversões de futebol, com totó humano, chute a gol, drible e apresentação de jogadores de futebol freestyle. A estrutura está montada no Park Cultural, com acesso pela BR-277. A entrada é gratuita e são esperados 15 mil visitantes. De Curitiba, a taça segue para Florianópolis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]