• Carregando...

Os jogos da Copa do Mundo em Curitiba terão uma cobertura inusitada, diferentemente do que acontece normalmente em campeonatos como o Brasileirão ou os estaduais. Apenas uma rádio, a Bandnews, transmitirá a partida, mantendo ao menos uma alternativa daquele torcedor que preferir colar a "latinha" na orelha na hora do jogo Irã x Nigéria.

O alto preço cobrado das pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para transmitir os jogos é o principal causador do abandono das transmissões por rádio. "Os preços deixaram impraticável a transmissão pela rádio", afirmou o coordenador de esportes da rádio 98FM, Marcelo Ortiz.

De acordo com ele, além dos R$ 800 mil para transmitir, as viagens e os equipamentos fazem o custo de transmissão dobrar. "A rádio 98FM foi atrás de todas as possibilidades, mas o preço é impraticável", ressalta Ortiz.

O investimento, contudo, não valeria a pena, em razão da queda imediata de audiência durante a Copa. Para o coordenador de jornalismo da rádio Banda B, o foco deverá ser a cobertura do impacto do Mundial na cidade. "O futebol de Copa é de televisão. Na Copa de 2010 caiu assustadoramente a nossa audiência durante os jogos. Não compensa", explica.

Apesar de não estar autorizados a transmitir os jogos, as equipes das rádios têm dado um jeito para levar a informação de qualidade aos ouvintes. "Estamos levanto tudo relacionado à Copa da Pedreira", contou Ortiz. "Estamos espalhados pela cidade, ficados no jornalismo", disse Arantes.

RedeO espaço das rádios locais deve ser ocupado por algumas transmissões nacionais. A Rádio Bandnews, que transmitirá a primeira partida em Curitiba no dial, terá uma equipe de São Paulo para o jogo. A equipe local focará, como o de costume, na cobertura jornalística da cidade e do estado.

A Rádio CBN Curitiba fará o mesmo, mas a rede transmitirá o jogo pela internet. As duas rádios têm direitos de transmitir os jogos da Copa do Mundo no Brasil. A repórter Mayra Siqueira, da Rádio CBN São Paulo, veio à Curitiba, onde permanecerá durante toda primeira fase do Mundial.

"Nós teremos a transmissão de todos os jogos - alguns serão apenas pela internet, por uma opção da rádio, por causa dos horários dessas partidas. Com isso, os jogos de Curitiba, infelizmente, sofrem com essa questão", afirmou a repórter. Segundo ela, a transmissão feita apenas pela internet não é um problema para a rádio.

"Felizmente nossa participação nas redes sociais é bastante forte, mesmo em jogos que não são no rádio. Temos um bom público entre os internautas, até pelo horário ser, por exemplo, no meio do expediente, quando muita gente pode ouvir no computador", explica Mayra, que fará a primeira cobertura de Copa in loco.

Veja como serão as transmissões:

Rádio CBN Curitiba – 90,1 FM – Alguns jogos, como os de Curitiba, serão transmitidos pelo site (www.cbncuritiba.com.br ou www.cbn.com.br ), mas manterá a programação normal com jornalismo local. Não transmitirá o jogo desta segunda-feira no dial.

Rádio Band News – 96,3 FM - Fará transmissão dos jogos da Copa, mas também manterá a cobertura local de jornalismo. Transmitirá Irã e Nigéria.

Transamérica – 100,3 – Manterá a programação local nos dias que a rede transamérica não transmitir os jogos. Irã e Nigéria não será transmitido.

Banda B – 550 AM – Não transmitirá nenhum jogo, mas mantém a programação focada nas notícias locais e com cobertura sobre a Copa em Curitiba.

98,9 FM – Transmite informações sobre a Copa do Mundo direto da Fan Fest, mantendo as informações diárias sobre futebol na cidade, mas não transmitirá jogos do Mundial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]