Beckenbauer participou da escolha do Catar como sede da Copa de 2022| Foto: Reuters

A Fifa divulgou comunicado oficial na tarde desta sexta-feira (13) para anunciar que Franz Beckenbauer, campeão do mundo com a seleção alemã como jogador (em 1974) e depois como técnico (em 1990), foi suspenso provisoriamente por 90 dias pelo Comitê de Ética da entidade.

CARREGANDO :)

Pela suspensão, que tem efeito imediato, ele terá de ficar afastado de qualquer atividade relacionada ao futebol neste período.

Ao anunciar a punição, a Fifa informou que a decisão foi tomada porque Beckenbauer teria violado o Código de Ética do organismo ao não ter colaborado com uma investigação promovida pelo comitê apesar de ter "sua assistência solicitada em reiteradas ocasiões".

Publicidade

A entidade não informou neste comunicado oficial o teor da investigação, mas a mesma está relacionada às denúncias de corrupção ligadas ao processo de votação que elegeu o Catar como sede da Copa de 2022.

A Fifa ainda ressaltou que Beckenbauer foi procurado por duas vezes, primeiro por meio da tentativa de uma entrevista pessoal e depois por meio de perguntas feitas por escrito em inglês e alemão, mas não obteve resposta do ex-jogador. Ele era um membro do Comitê Executivo da entidade que votou no processo que elegeu o Catar, em 2010, como sede do Mundial de 2022.

A suspensão aplicada a Beckenbauer foi pedida por Michael J. Garcia, presidente da câmara de investigação do Comitê de Ética da Fifa, que havia tentado estabelecer contato com o ídolo alemão na semana passada.

Veja também
  • Sem laudo, Arena das Dunas terá vistoria de última hora
  • Mensagem da Fifa pede luta contra a discriminação
  • Blatter contra-ataca