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Apesar de o cronograma não ter sido cumprido à risca, as obras do PAC da Mobilidade para a Copa do Mundo de 2014 em Curitiba estão previstas para começar em março. Os vencedores das licitações serão anunciados um mês antes, em fevereiro.

A reforma do Terminal do Santa Cândida, a trincheira da Rua Guabirotuba, e o viaduto da Avenida das Torres estão entre as principais intervenções do Sistema Integrado de Mobilidade. Juntas, as obras estão avaliadas em cerca de R$ 181 milhões, além de R$ 5 milhões destinados a serviços de fiscalização.

As indenizações referentes às desapropriações das áreas abrangidas pelas obras ainda não foram definidas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), situação que só deve ser definida em fevereiro.

"Seria prematuro apresentar um número agora, pois muitas áreas, inclusive, não serão atingidas. Algumas obras serão feitas no espaço legal de cinco metros à beira de rodovias e não chegarão às casas ou ao comércio", disse Sandro Setim, diretor técnico da Comec, ao Portal 2014.

Ao todo, Curitiba receberá aproximadamente R$ 277 milhões em investimentos em mobilidade. De acordo com Setim, o mês de fevereiro será essencial para aumentar a velocidade das obras. "A maioria terá uma duração de 15 a 18 meses", explicou.

O corredor metropolitano, por outro lado, só começará a sair do papel em julho. A construção, que fará a ligação entre Curitiba, Almirante Tamandaré, Pinhais, Colombo, Piraquara, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Araucária, deve ficar pronta em abril de 2014 – apenas dois meses antes da Copa – e está avaliada em R$ 137 milhões.

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