‘Mario, mostre ao mundo que você é melhor do que Messi e que você vai decidir a Copa’, disse o técnico para o jogador| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Herói do quarto título mundial da Alemanha, Mario Götze disse, após a partida, que fazer o gol que define qual a seleção será a maior do mundo nos próximos quatro anos era "uma sensação indescritível". "Quando a oportunidade aparece você simplesmente chuta para o gol e vê o que acontece", afirmou o meia ofensivo de 22 anos, um dos destaques do Bayern de Munique.

CARREGANDO :)

Götze jogou como titular os dois primeiros jogos da Copa. Mas só entrou em campo neste domingo, no fim do segundo tempo, porque o avante Miroslav Klose, de 36 anos, já não tinha condições de disputar a prorrogação, por causa do cansaço.

O que sentiu ao fazer o gol que finalmente venceu o goleiro argentino Sergio Romero foi comentado por Götze da seguinte forma: "Não dá para descrever. É um sonho que virou realidade para nós. Estou muito orgulhoso de nossa seleção e de tudo o que nos aconteceu e o que fizemos no Brasil".

Publicidade

Götze jogou na Copa um total de 225 minutos, de acordo com a contabilidade da Fifa. Participou da estreia, a vitória por 4 a 0 sobre Portugal, resultado que surpreendeu pelo placar. No empate com Gana, em 2 a 2, novamente como titular, foi eleito o craque da partida pela Fifa e ainda marcou um gol. No jogo seguinte, a vitória por 1 a 0 nos Estados Unidos, ele entrou no segundo tempo. E não mais recuperou a posição de titular.

Götze é o jogador mais caro do futebol alemão. Em 2013, foi vendido para o Bayern de Munique por R$ 97,4 milhões pelo Borussia Dortmund, clube que o projetou. "Acho que posso dizer que não foi um ano fácil para mim, não foi um campeonato fácil para mim. Dedico o título à minha família, à minha namorada e a todos os parentes e amigos que sempre acreditaram em mim. Continuei treinando, todos os companheiros me apoiaram e todos nós merecemos o troféu".

O treinador Joachim Löw elogiou Götze, a quem qualificou como "um menino maravilha". "Ele joga em qualquer posição, tem qualidade superior, tem a capacidade de decidir um jogo quando a oportunidade aparece", afirmou.

O técnico disse ainda que no intervalo da prorrogação procurou incentivar Götze, dizendo que ele teria de mostrar ao mundo que joga mais futebol que Lionel Messi, o grande craque argentino. "Falei para ele: ‘Mario, mostre ao mundo que você é melhor do que Messi e que você vai decidir a Copa. Você tem capacidade’. Foi o que eu falei. Tinha uma boa sensação sobre ele. Este menino joga em qualquer lugar do meio para a frente", observou Löw.

Klose também relatou a conversa breve que teve na margem do gramado, quando deu lugar a Götze. "Disse a Mario: ‘Eu já joguei e agora você tem de fazer o gol’. E ele fez. Mario é sensacional", afirmou.

Publicidade
Veja também
  • Adidas volta atrás e diz que manterá patrocínio a Suárez
  • Em Berlim, nova geração festeja Copa pela 1ª vez
  • Pelé parabeniza Alemanha e diz que Copa foi fantástica
  • Jornais argentinos reclamam de pênalti não marcado
  • Sabella diz que faltou eficiência ao ataque da Argentina
  • Pedreira comemora vitória alemã enquanto argentinos rezam e choram
  • Argentinos culpam 'time medíocre', FMI e Fifa na derrota
  • Alemães comemoram e argentinos choram pela Copa
  • Dilma faz entrega simbólica da Copa para Putin no Rio
  • Lahm e Neuer creditam título à unidade do grupo alemão