Fernandinho marca o quarto gol do Brasil na vitória sobre Camarões| Foto: Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Fred comemora o terceiro gol do Brasil contra Camarões
Torcedor mostra confiança na vitória do Brasil contra Camarões
Seleção brasileira entra em campo em Brasília, na partida contra Camarões
Marcelo divide bola com jogador de Camarões
Jogadores brasileiros comemoram o gol de Neymar contra Camarões
Neymar comemora o gol do Brasil contra Camarões
Jogadores de Camarões comemoram o gol de Matip contra a seleção brasileira
Fernandinho entrou no lugar de Paulinho e mudou o meio-campo da seleção contra Camarões
Jogadores brasileiros comemoram o gol de Fernandinho, o quarto na vitória brasileira contra Camarões
Torcedoras brasileiras na expectativa de Brasil x Camarões
Seleção brasileira perfilada para ouvir o Hino antes da partida contra Camarões
Torcida brasileira festeja antes de Brasil x Camarões
Veja também
  • Confira como foram os duelos anteriores entre Brasil e Chile em Copas
  • Por oitavas, técnico da Argentina pode poupar três titulares
  • 'Foi nossa melhor partida na Copa', comemora Neymar
  • Valdivia diz que teme a arbitragem no jogo contra o Brasil
  • 'Carga de críticas estava pesada', admite Fred após gol
  • Lesão afasta Vermaelen da Bélgica por 6 ou 7 dias
  • Neymar assume a artilharia isolada e iguala Ronaldo
  • Robben rechaça críticas por suposto defensivismo da Holanda
  • Lugano divulga texto motivacional e pede apoio à torcida
  • Técnico da Inglaterra anuncia 9 mudanças para jogo contra a Costa Rica
CARREGANDO :)

O volante paranaense Fernandinho fez a diferença na vitória por 4 a 1 do Brasil sobre Camarões, na tarde desta segunda-feira, que garantiu a classificação às oitavas de final da Copa. Após entrar no segundo tempo, no lugar do apagado Paulinho, o jogador revelado pelo Atlético deu mais cadência a equipe e ainda marcou o último gol da vitória. O Brasil agora encara o Chile nas oitavas.

Além de Fernandinho, Neymar e Fred também foram os destaques. O jogador do Barcelona marcou os dois primeiros gols, enquanto que o centroavante do Fluminense finalmente desencantou no Mundial, anotando seu primeiro tento, o terceiro da vitória sobre os africanos.

Publicidade

O time de Luiz Felipe Scolari saiu a frente do placar aos 16 minutos quando Neymar aproveitou o cruzamento do volante Luiz Gustavo para marcar o 100º gol do Mundial do Brasil. Camarões respondeu aos 25’ quando Matip, sem marcação, entrou na área e marcou o único gol da equipe na competição.

Aos 34’ Neymar voltou a balançar as redes e marcar o segundo gol brasileiro (deixando o jogador na artilharia do Mundial), o atacante Fred fez o terceiro, nos primeiros minutos do segundo tempo e Fernandinho – que saiu do banco - fechou a goleada aos 39’.

A vitória deixou o Brasil em primeiro lugar no grupo A, com sete pontos – mesmo número de pontos do México (que venceu a Croácia por 3 a 1 na Arena Pernambuco), mas a frente no saldo de gols. Camarões, que não contou com Eto'o lesionado, volta para a casa sem pontos. O jogo

A partida começou com o Brasil empurrando Camarões no campo de defesa, abusando dos lançamentos longos para encontrar o atacante Neymar dentro da área, já que a defesa africana marcava em linha. Camarões, por sua vez, aproveitou os espaços na marcação brasileira para atacar, mas pecou nas finalizações.

Mas, assim como nos primeiros jogos, a seleção brasileira errou nas transições: quando conseguia desarmar o adversário, errava o passe seguinte no meio-campo. No primeiro lance que conseguiu acertar a transição, o Brasil achou o gol: aos 16’ o volante Luiz Gustavo desarmou o meia Enoh, avançou em velocidade pela esquerda e cruzou para Neymar dentro da área, que finalizou para o gol – marcando o centésimo da Copa do Mundo do Brasil.

Publicidade

O time do técnico Volker Finkel não se intimidou com a pressão brasileira e, aos 25’, o lateral Nyom se livrou da marcação do lateral Daniel Alves, cruzou para a área e a bola passou pelos zagueiros Thiago Silva e David Luiz antes da finalização do volante Matip. Percebendo a dificuldade de criação do time, o técnico Luiz Felipe Scolari mudou o posicionamento do time em campo, deslocando Neymar para o meio. Deu certo: aos 34’ o atacante recebeu passe do lateral Marcelo, cortou para o meio e finalizou a gol, sem chances para o goleiro Itandje.

Mesmo à frente do placar, Brasil continuou errando no meio-campo, com os camaroneses conseguindo vencer as jogadas em cima do volante Paulinho. Nos minutos finais da primeira etapa, Neymar fez boa tabela com o meia Oscar e o atacante Hulk teve a chance de ampliar o placar, mas pegou mal na bola para a defesa do goleiro.

O Brasil voltou para o segundo tempo com uma troca de volantes: Fernandinho no lugar de Paulinho. O jogo ganhou outra dinâmica. Levando mais perigo de gol do que na primeira etapa, a seleção brasileira só precisou de 4 minutos para ampliar o placar. Após passe de Fernandinho, David Luiz cruzou para dentro da área e o atacante Fred, sozinho, empurrou a bola para o gol – marcando seu primeiro gol no Mundial.

A frente do placar, o time de Felipão trocou Hulk e Neymar pelos meias Ramires e William, respectivamente, e passou a cadenciar mais a bola no meio-campo. Sem forças para contra atacar, Camarões apostou nos levantamentos dentro da área brasileira, mas sem sucesso.

Com o passar dos minutos, o Brasil diminuiu o ritmo, mas encontrou mais um gol aos 39’ quando Oscar deu um toque curto para dentro da área e e o ex-atleticano Fernandinho deu de bico para o gol, coroando sua participação na partida e garantindo a seleção brasileira nas oitavas de final da Copa do Mundo.

Publicidade

Brasil 4 x 1 Camarões