Jogadores da Espanha treinam, de manga longa, no CT do Atlético| Foto: Brunno Covello/ Gazeta do Povo

Completo

A expectativa era grande da imprensa espanhola para verificar as condições do atacante Diego Costa e do lateral Juanfran, que vêm de lesões recentes, no treino de ontem, após a longa viagem do dia anterior. Os dois participaram normalmente de toda a atividade e mostraram estar em condições de serem usados pelo técnico Vicente del Bosque no jogo de estreia, sexta-feira, em Salvador, contra a Holanda. O treinador aproveitou para testar mais uma vez o volante Javi Martínez na defesa ao lado de Sergio Ramos.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Treino da Espanha nesta terça-feira será aberto ao público
  • Presença espanhola traz sensação de segurança ao Sítio Cercado
  • Penetra fã de Torres vira estrela em treino da Espanha no CT do Caju
  • Espanha treina pela primeira vez no CT do Caju

Não fosse por um torcedor penetra que acompanhou todo o treino da seleção espanho­la camuflado entre cerca de 200 jorna­­listas, o primeiro dia da fortaleza curitibana de La Roja para a Copa, montada no CT do Caju, teria funciona­do perfeitamente. Mas ele não incomodou e os atletas nem sequer perceberam sua presença.

Publicidade

Além de uma falha de segurança a ser corrigida, os atuais campeões do mundo tiveram toda a tranquilidade que a Federação Espanhola desejava quando escolheu as instalações do Atlético. Primeiro para descansar pela manh㠖 após mais de nove horas no voo que os trouxe dos EUA no dia anterior – e depois quando foram ao perfeito gramado de um dos campos de treinamento.

"Agora temos uma base em Curitiba. No ano passado andamos muito para cima e para baixo", disse após o treino o meia David Silva, se referindo à troca constante de cidades durante a Copa das Confederações de 2013, na qual a seleção espanhola não tinha um "quartel-general". Treinava aonde iria jogar – Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza e novamente Rio para a final com o Brasil – e se hospedava em hotéis beira-mar, com direito a confusões dos jogadores na noite das capitais nordestinas, algo impossível de ocorrer pelos lados do Sítio Cercado.

Nem mesmo o clima os animaria a se aventurar fora do CT. O final da atividade de ontem foi sob uma temperatura de cerca de 15°C, mas com sensação térmica bem menor por causa do implacável vento que costuma soprar nos campos atleticanos.

A escolha pela estrutura do Caju trouxe esse efeito colateral e certa preocupação com as mudanças bruscas de temperatura nos deslocamentos para os jogos. Na sexta-feira, por exemplo, La Roja estreia contra a Holanda em Salvador com previsão de temperatura por volta de 25°C no momento do jogo – não será pior porque a previsão é de chuva na capital baiana. Segundo membros da comissão técnica espanhola, uma programação especial que inclui trabalhos físicos e alimentação diferenciada irá preparar o time para o choque térmico.

A não ser pelo ousado penetra Diego dos Santos (leia mais ao lado), que pulou um muro para se aproximar do ídolo Fernando Torres e não foi notado pela segurança, os curiosos passaram longe do time de Vicente del Bosque. Os dois portões do CT eram intransponíveis e ainda ganharam um painel temático da seleção que não permite a visão de fora.

Publicidade

Para hoje está marcado um treino aberto, às 16 horas, exigência da Fifa para todas as seleções. Os fãs de Xavi, Iniesta, Casillas e companhia precisam chegar cedo, pois a lota­ção de duas mil pessoas deve ocorrer rapidamente.