• Carregando...
Benzema contra a Suíça: goleador nasceu em Lyon e começou a jogar futebol aos 9 anos de idade | Fabrizio Bensch/Reuters
Benzema contra a Suíça: goleador nasceu em Lyon e começou a jogar futebol aos 9 anos de idade| Foto: Fabrizio Bensch/Reuters

Um nome e um rosto árabe. Uma família numerosa de origem argelina vivendo num subúrbio da França. Gols na seleção francesa e no Real Madrid.

Este resumo da vida de Karim Mostafa Benzema, 26, lembra bastante o roteiro do maior astro da história do futebol nacional, o ex-meia Zinedine Yazid Zidane, herói do seu único título mundial e eleito o melhor jogador do planeta em 1998, 2000 e 2003. Mas o atacante nunca escondeu que seu grande ídolo é o brasileiro Ronaldo.

Benzema, que usa o maior goleador das Copas do Mundo como referência na sua carreira, começou muito bem sua primeira participação em Mundiais. Nesta sexta-feira (20), ele se tornou um dos artilheiros da atual edição, com três gols, empatado com o alemão Müller, o equatoriano Enner Valencia e os holandeses Robben e Van Persie.

O camisa 10 da França desperdiçou um pênalti, porém marcou uma vez na goleada de 5 a 2 sobre a Suíça em Salvador. Na estreia, domingo (15), já havia feito dois e provocado um gol contra de Honduras, na vitória por 3 a 0 em Porto Alegre.

Ele é o sexto de nove filhos. Nascido em Lyon, começou aos nove anos nas categorias de base do principal clube da cidade. Foi até gandula em jogos do time profissional, pelo qual estreou aos 17, em 2005.

Participou da conquista de quatro títulos nacionais, de 2005 a 2008, e se tornou destaque do Lyon. Mostrou-se habilidoso, forte, bom finalizador, além de capaz de dar assistências e decidir jogos.

Transferiu-se para o Real Madrid em 2009. Ganhou o Campeonato Espanhol de 2012 e a Liga dos Campeões da Europa há um mês. Na recém-encerrada temporada, fez 24 gols em 52 partidas, com média inferior a um a cada dois confrontos.

Campeão europeu sub-17 pela França, Benzema debutou na seleção adulta em 2007. Desde então, acumula 24 gols em 68 jogos - pouco mais de um a cada três duelos, em média.

Às vésperas da Copa de 2010, ele se envolveu numa escândalo com outros jogadores, acusado de ter mantido relações sexuais com uma prostituta menor de idade. Presente na lista 30 pré-convocados, acabou fora da competição. Julgado em janeiro deste ano, foi absolvido junto com o meia Franck Ribéry, que foi cortado da seleção devido a dores nas costas.

JejumA França já está quase classificada às oitavas de final, que começam em 28 de junho, coincidindo com o início do Ramadã, durante o qual os muçulmanos realizam jejum de 30 dias entre o nascer e o pôr do sol.

Benzema, que costuma cumprir anualmente essa regra do Islã, deve mantê-la, mesmo em ação no Mundial. Por enquanto, ele só tem fome de gols.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]