Bem marcado, Neymar se desequilibra para fazer jogada: atacante ficou ofuscado pela defesa mexicana e pouco produziu| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

FICHA TÉCNICA - Veja como foi Brasil 0 x 0 México

CARREGANDO :)
Jogadores cantaram abraçados o hino nacional
Oscar recebe a marcação de Peralta
Neymar passa por Dos Santos na construção de jogada de ataque do Brasil
Aguilar afasta jogada de Oscar
Fred tenta jogada sobre Rodríguez
Dos Santos sofre entrada de David Luiz
Jogo teve um primeiro tempo bastante truncado
Fred tenta jogada sobre Moreno
Fred lamenta chance perdida no Castelão
Julio César espalma chute forte de Herrera
Julio César faz defesa em chute de longa distância
Neymar tenta jogada no campo de ataque
CARREGANDO :)
Veja também
  • Apagado, Fred promete pôr fim no jejum contra Camarões
  • Jogadores brasileiros elogiam desempenho do México
  • Diante do México, Brasil correu menos e fez mais faltas
  • Pedreira atinge capacidade máxima no segundo jogo do Brasil
  • Senhor Barriga acompanha empate entre Brasil e México no Castelão
  • Astro da NBA, Kobe Bryant curte a Copa no Brasil

O México sempre foi um adversário tradicionalmente difícil, mas ninguém esperava uma apresentação tão fraca do Brasil nesta terça-feira (17) na segunda rodada do Grupo A. O jogo foi um 0 a 0 marcados por muitos erros no gramado da Arena Castelão, em Fortaleza. Com o empate, a seleção brasileira fica com quatro pontos na tabela e adia a classificação para a próxima fase do Mundial, precisando vencer Camarões na próxima segunda-feira (13) as 17h no estádio Mané Garrincha para garantir a vaga nas oitavas de final.

Publicidade

Sem Hulk, que trata de uma lesão no posterior da coxa, o técnico Luiz Felipe Scolari iniciou a partida com meia Ramires, mas viu seu time errar muitos passes no primeiro tempo e perder chances de abrir o placar no primeiro tempo.

O técnico brasileiro mudou algumas peças e o esquema tático durante o intervalo, com David Luiz atuando como volante quando o Brasil tinha a posse de bola, mas as alterações não surtiram efeito e o time ainda viu o México levar perigo ao gol do goleiro Julio César com bolas de longa distância. Os cerca de 60 mil torcedores brasileiros e mexicanos presentes nas arquibancadas, que fizeram uma bonita festa antes da bola rolar, saíram de campo vaiando a apresentação das duas equipes.

Mesmo com o empate, o Brasil é o líder do grupo no saldo de gols (um a mais que o México) e depende apenas de si para avançar, assim como o México. Agora, as duas seleções ficam de olho no jogo de Croácia e Camarões, que se enfrentam nesta quarta-feira (18) as 19 horas na Arena Amazônia, em Manaus.

Na última rodada Brasil enfrenta Camarões e o México vai até a Arena Pernambuco enfrentar os croatas, todos os jogos no dia 23 as 17 horas.

O jogo

Publicidade

O primeiro tempo foi marcado pelos erros no meio de campo da seleção brasileira. Nos primeiros minutos, o México tinha uma linha de marcação avançada para não tomar pressão do Brasil, obrigando o time de Luiz Felipe Scolari a rodar a bola no meio de campo antes tentar atacar. O atacante Fred teve boas oportunidades de finalização, como aos 10 minutos quando finalizou dentro da área, mas foi pego em posição de impedimento em três oportunidades.

A pressão mexicana não durou muito e logo o Brasil dominou as ações no meio de campo, mas, quando não errava o passe na entrada da área, peca nas finalizações. As duas equipes concentraram o jogo pelo meio e, com o volante Paulinho atuando abaixo do esperado, Ramires e Luiz Gustavo foram obrigados a recuar mais e preencher os espaços deixados por ele.

Os mexicanos aproveitaram as falhas do Brasil para contra atacar. Aos 24’ Herrera arriscou de fora da área e obrigou o goleiro Julio César a se esticar para evitar o gol. Nas chances que criou, a seleção brasileira chegou perto de abrir o placar com o atacante Neymar e o lateral Marcelo, mas parou nas boas defesas do goleiro Ochoa. No apito do juiz para o intervalo, a torcida presente na Arena Castelão não ficou nem um pouco satisfeita com a atuação das duas equipes.

Na segunda etapa Felipão tirou Ramires (que havia levado um cartão amarelo) e colocou o meia-atacante Bernard para jogar na direita, enquanto Neymar foi deslocado para a esquerda e Oscar pelo meio. Mas a partida não melhorou e o Brasil ainda viu o time de Miguel Herrera assustar o gol de Julio Cesar com os chutes de fora da área.

Aos 17’ o Brasil chegou ao gol mexicano, quando Neymar cobrou falta direto e a bola passou perto da trave direita antes de sair na linha de fundo. A torcida começou a vaiar a apresentação brasileira e Scolari trocou Fred por Jô no ataque, que – assim como seus companheiros – não conseguiu finalizar com qualidade a gol.

Publicidade

O Brasil tentou pressionar na reta final do segundo tempo, mas foi a vez do goleiro Ochoa brilhar em campo. Aos 40’ o zagueiro Thiago Silva apareceu dentro da área e cabeceou direto para o gol e o mexicano fez outra defesa importante no jogo. O goleiro brasileiro também teve trabalho e espalmou o chute colocado de Jimenez pela direita aos 45', evitando o gol do México. Quando o juiz apitou o fim da partida, a seleção brasileira saiu de campo com a obrigação de vencer Camarões para avançar no Mundial.

Brasil x México