Equipe de segurança da Arena Pernambuco reclama que segurança da Fifa deixou passar torcedores mexicanos com matracas, instrumento musical| Foto: EFE

Na partida entre Croácia e México, na última segunda-feira (23), no Recife, um fato que chamou a atenção foi a presença de muitos mexicanos com matracas no estádio, instrumento musical tradicional no país. Mas a entrada de tais objetos foi considerado uma falha de segurança por parte da Fifa, responsável pela revista dos torcedores na entrada da Arena Pernambuco.

CARREGANDO :)

"Esse tipo de objeto não pode entrar. Isso é avisado pela própria Fifa, que criou uma lista de coisas proibidas. Estamos cobrando a Fifa. Todo final de jogo, a gente comunica as falhas ocorridas e detectados outros problemas também", disse Alexandre Lucena, chefe do Controle e Comando Regional da Secretaria de Defesa Social.

Durante a partida, após o segundo gol do México, teve início uma confusão nas arquibancadas que poderia ter se tornado algo ainda mais grave caso algum mexicano estivesse com a matraca em mãos. O instrumento é feito de madeira e tem uma barra de ferro curvilíneo, que quando sacudido, produz um som. Para o responsável pela segurança, houve a falha, mas não se pode considerar que o objeto possa se tornar uma arma.

Publicidade

"Entendo como falha de segurança, mas não posso indicar como falha grave porque a gente tem que ver o grau de letalidade do objeto. Não é uma arma, não é um fuzil. O próprio sapato poderia se tornar uma arma. O fato é que não poderia ter entrado e isso será questionado junto à Fifa", assegurou Lucena.

Já Ricardo Leitão, secretário extraordinário da Copa, minimizou o fato. "Isso não é responsabilidade da segurança policial. Quem controla é a Fifa e acredito que ela está flexibilizando a entrada desses equipamentos porque está considerando que são expressões dos países", opinou.

Mas não é o que a própria Fifa diz. De acordo com o Código de Conduta no Estádio para a Copa do Mundo, estão proibidos "qualquer instrumento musical, independente do tamanho, inclusive vuvuzelas", disse o código. Segundo o Departamento de Imprensa da Fifa, a entidade está trabalhando para aprimorar a checagem de segurança para as próximas partidas.

Veja também
  • Mexicanos dão golpe para entrar sem pagar na Arena das Dunas
  • Ronaldo Fenômeno pode administrar a Arena Pantanal
  • Confronto entre Brasil e Chile já preocupa segurança da Copa
  • Anac pode mudar malha aérea para sedes da segunda fase da Copa