• Carregando...
 |
| Foto:

Ensaio para o Mundial de 2014, a Copa das Con­­fe­­derações é considerada uma decepção pelo setor turístico brasileiro. Hotéis e agências das cidades-sedes afirmam que o nível de reservas em datas próximas aos jogos, que ocorrem de 15 a 30 de junho, está abaixo do esperado.

Brasília, que só recebe a partida de abertura – Brasil x Japão –, entende que vá superar a média de um fim de semana na cidade, mas sem o nível esperado para a Copa. Segundo Plínio Rabelo, vice-presidente da Associação Brasileira da In­­dústria de Hotéis (ABIH-DF), as reservas estão entre 40% e 45%. O setor espera chegar a 70%.

Para o jogo de abertura, foram vendidos mais de 57 mil ingressos. A capacidade do estádio é para 70 mil pessoas. No Rio, que terá três jogos, inclusive a final, pouco mais da metade dos quartos de hotéis (56%) está com reserva confirmada – os interessados já fizeram o pagamento.

A tendência é que as confirmações cresçam ao longo das próximas semanas, aposta a ABIH-RJ, que fez a pesquisa. A suíça Match, agência oficial do evento e também da Copa 2014, não comentou o assunto.

Em Belo Horizonte, onde as reservas estão em 30% do esperado, o encalhe é maior porque os jogos da fase de classificação, no Mineirão, envolvem seleções menos badaladas: Taiti, Nigéria, Japão e México. Para Taiti x Nigéria, apenas 16% dos ingressos foram vendidos. As agências depositam esperança na semifinal do dia 26 para evitar prejuízo. O jogo pode contar com o Brasil. "Demos azar mesmo", lamentou Peter Mangabeira, da Pampulha Turismo.

Mesmo em Salvador, que sediará Brasil x Itália – já com quase todos os ingressos vendidos –, não há clima de comemoração. A um mês e meio do jogo, 40% dos leitos ainda estão vagos. "Criamos uma falsa expectativa", disse o presidente da associação hoteleira da Bahia, José Garrido. Em Fortaleza, os hotéis afirmam que só devem chegar perto da lotação máxima para Brasil x México. No restante da competição, as reservas estão em torno de 70% dos leitos, pouco acima da média da época: 63%.

No Recife, a expectativa é de no máximo 8% de aumento na ocupação dos leitos. O jogo entre Taiti e Uruguai tem só 15.970 ingressos vendidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]