• Carregando...
Jérôme Valcke visitou ontem o estádio de Brasília: elogios | Evaristo Sa/ AFP
Jérôme Valcke visitou ontem o estádio de Brasília: elogios| Foto: Evaristo Sa/ AFP

Diplomacia

Jérôme Valcke troca ‘chute no traseiro’ por elogios ao Brasil

Diferentemente das cobranças antigas, quando chegou até a dizer que o Brasil precisava de "um chute no traseiro", Jérôme Valcke desta vez fez elogios aos preparativos do país para a Copa. "As coisas estão em tempo porque todo mundo trabalhou mais, o governo, as cidades, os organizadores. Nós trabalhamos com mais afinco e estamos mais preparados para o evento", disse. Ele, porém, se recusou a responder se o Brasil ainda precisava de um "chute no traseiro". "Não, não posso nem responder a essa pergunta. É não, mas ponto final."

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou ontem que o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 será realizado na Bahia. Ainda será definido o local específico para o evento, provavelmente na Costa do Sauípe, que ocorrerá em dezembro de 2013. Valcke participa de uma missão ao Brasil que visitou Natal, Recife e Brasília.

"O sorteio final vai ter lugar na Bahia. Vão ter mais informações sobre o sorteio final, mas será na Bahia", disse o secretário-geral. Ele afirmou que a Fifa e o governo brasilei­ro vão negociar com as cidades-sede lacunas que ficaram com a aprovação da Lei Geral da Copa.

Leis estaduais e municipais que proíbem a venda de bebidas alcoólicas nos estádios e que garantem ingressos com descontos e gratuidades para estudantes e outros grupos terão de ser alteradas para atender a exigências da entidade. Valcke afirmou que algumas coisas na Lei Geral "não atenderam às expectativas", mas que o problema "não é o fim do mundo".

"Nós temos de negociar com cada uma das cidades-sede, o que iremos fazer. Não é o fim do mundo. Faremos esse trabalho com calma, com cada uma das sedes", disse Valcke, destacando não haver "conflito" com o governo brasileiro.

Valcke encerrou nesta quinta-feira uma visita de três dias ao Brasil. Nesta passagem, o secretário-geral fez vistorias às obras dos estádios de Recife, Natal e Brasília, onde se encontrou com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

O foco da viagem recaiu sobre a capital brasileira e a cidade pernambucana, que receberão jogos da Copa das Con­­federações, em 2013. No ca­­so do Recife, a cidade ainda depende de aprovação até novembro deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]