Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contas públicas

TC-PR libera recursos para a Arena

Atlético e governos cumprem exigências do tribunal, que permite trânsito de verbas entre estado e município para obras da Copa

O pleno do Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR) liberou ontem a transferência de recursos entre estado e município para a aplicação em obras da Copa do Mundo de 2014. Desde abril, a movimentação de dinheiro entre os dois órgãos estava interrompida porque a corte exigia, entre outras coisas, mais transparência nas obras, revisão de custos e atualização de prazos por parte do poder público.

O anúncio da extinção da proibição do trânsito de verbas foi feito pelo presidente do TC-PR, Fernando Guimarães, que leu o relatório parcial da Comissão de Fiscalização da Copa de 2014. O estudo preliminar aponta que duas recomendações solicitadas pelo órgão de controle foram descumpridas, uma pelo Atlético e outra por prefeitura e estado.

Os governos estadual e municipal ainda não atualizaram como vão executar as obras previstas no pacote da Copa. Já o Atlético precisa ainda detalhar como foram gastos, entre 2009 e 2010, R$ 12,1 milhões apresentados como a parte dos gastos que cabe ao clube para obter recursos públicos para a construção da Arena da Baixada.

Tanto o Rubro-negro quanto o poder público têm 30 dias para apresentar as atualizações. No caso de uma omissão do clube, o TC-PR pode bloquear novamente as transferências de recursos destinados à reforma da Arena. Já se o estado e o município deixarem de detalhar o cronograma, o órgão de controle pode suspender a obtenção da Certidão Liberatória – documento que permite o pedido de empréstimos a outras esferas de governo, por exemplo.

De acordo com Guimarães, a divulgação do relatório não pretende colocar um ponto final na análise, um estudo detalhado ainda deve ser divulgado a respeito dos convênios. "Não estamos preocupados, nesse primeiro momento, de onde vem a culpa pelo atraso. Essa atualização é importante para que o Tribunal possa acompanhar a execução e gastos das obras. Até 2014 vamos continuar acompanhando", disse.

Ação intempestiva

Mesmo com o bloqueio das movimentações financeiras entre estado e município – de abril até ontem –, a Secretaria de Estado do Planejamento repassou, em 30 de junho, R$ 18,4 milhões para a prefeitura de Curitiba investir em obras de mobilidade ligadas ao evento da Fifa. O Tribunal considerou a atitude como intempestiva e passou a apurar o caso para aplicar penalidades. Segundo o presidente, ainda não há prazo para o fim dessa investigação. "Nós solicitamos explicações aos envolvidos, mas não posso afirmar nada agora. Chegou apenas uma parte do que pedimos", relata.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.