• Carregando...
Ronaldo durante a entrevista coletiva, ontem, no Rio, na qual foi empossado por Ricardo Teixeira | Antonio Scorza/AFP
Ronaldo durante a entrevista coletiva, ontem, no Rio, na qual foi empossado por Ricardo Teixeira| Foto: Antonio Scorza/AFP

Política

Para deputado, Ronaldo dará imagem à Copa

O deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), relator da Lei Geral da Copa, afirmou não esperar que o Fenômeno tome decisões importantes na organização do Mundial. "Não dá para colocar o Ronaldo em uma mesa e esperar que ele toque obras", declarou Cândido, após um evento sobre políticas públicas para o esporte, em São Paulo. "Ele vai ajudar com a imagem pública dele. Sei que vai ter uma equipe executiva por trás, mas a função dele não será essa [tomar decisões]."

O parlamentar afirmou esperar que Ronaldo facilite a interlocução entre os agentes públicos e privados que organizam a Copa. "Ele vai nos ajudar bastante, por tudo que representa", afirmou.

Entre os pontos polêmicos da lei que o deputado tenta aprovar no Congresso está o fim da proibição da venda de bebidas alcoólicas nos estádios do Brasil. Assim como a Fifa, Ronaldo é patrocinado por uma cervejaria.

Cândido também entrou na polêmica que envolve o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, e Ricardo Teixeira, mandatário da CBF e do COL. Blatter promete revelar, no próximo dia 17, nomes de cartolas envolvidos em um escândalo de corrupção ligado à empresa de marketing ISL. Segundo a rede britânica BBC, o nome de Teixeira estará no meio. Ele e Blatter, possivelmente, serão candidatos rivais na eleição da entidade máxima do futebol em 2015. Cândido disse que a briga política é prejudicial à organização da Copa. "Esses atritos nos atrapalham. É um problema muito específico entre Fifa e CBF que, sem dúvida, não nos ajudam na realização do Mundial."

Folhapress

Ronaldo foi confirmado ontem como membro do Comitê Orga­­nizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. Convidado pelo presidente Ricardo Teixeira, que também comanda a CBF, o ex-jogador terá um cargo no Conselho de Administração, para, segundo ele, trabalhar como a "voz" da organização do Mundial do Brasil.

O Fenômeno revelou que não vai se licenciar da 9ine, sua agência de marketing esportivo. "Não tem nenhum ti­­po de conflito de interesse", garantiu, apesar da relação profissional com empresas parceiras da Fifa e concorrentes delas.

"Ro­­naldo é a voz perfeita para o mo­­mento de conciliação em torno da Copa", discursou Tei­­xeira, em um rápido pronunciamento ao anunciar a contratação do ex-jogador para o cargo, em evento no Rio. "Vou trabalhar como a voz do Co­­mitê", confirmou o Fenômeno.

"Queria agradecer pelo convite e dizer que aceito esse grande desafio, que, para mim, é uma honra", avisou o ex-jogador, já adiantando qual será a sua missão. "Quero passar otimismo para o povo brasileiro e mostrar que essa Copa no Bra­sil é um grande orgulho para a gente. É o momento ideal de aproximar todas as partes envolvidas no processo", explicou.

Apesar de estar animado com o desafio, Ronaldo contou que pensou muito antes de aceitar o cargo. "Não tinha nada a ganhar com is­­so, só a perder", discursou, consciente de que "seria alvo de críticas e poderia até jogar pela janela toda uma história de sucesso e credibilidade". "Aí, co­­mecei a pensar nas alegrias que dei e recebi do povo e decidi aceitar."

"Essa Copa do Mundo não é da Fifa, da CBF, do Comitê ou do go­­verno. Essa Copa do Mundo é do povo e o povo tem de se sentir orgulhoso, tem de participar", afirmou. "O povo merece essa contribuição minha", completou o as­­­­tro de 35 anos, ressaltando a "credibilidade" que conquistou com o torcedor brasileiro quando era jogador de futebol.

Ao listar todas as funções de fiscalização e acompanhamento que terá no Conselho, conforme diz o estatuto do COL, Ronaldo ainda mostrou confiança no sucesso da Copa do Mundo de 2014. "A gente vai acompanhar de perto todo esse processo, fiscalizar, mas não tenho a menor dúvida de que tudo vai acontecer de acordo com o cronograma", garantiu o ex-jogador.

O Conselho terá três integrantes – os outros são Ricardo Tei­­xeira e mais um ainda indefinido. Ronaldo teria di­­­reito a um salário, mas abriu mão. "Meu compromisso é com o povo", bradou.

CBF "turbina" a Copa do Brasil a partir de 2013

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, aproveitou o pronunciamento de ontem, no Rio, para anunciar mudanças no calendário e no formato de disputa de competições do futebol brasileiro. E a principal delas envolve a Copa do Brasil. O torneio passará a ser realizado, a partir de 2013, entre março e novembro, e terá como outra principal no­­vidade o fato de conta com os times do país que disputaram a Copa Liberta­­dores no mesmo ano.

Pelo novo formato, a Copa do Brasil começará a ser disputada por 80 clubes, enquanto o modelo atual abriga 64. O atual sistema mata-mata, com jogos de ida e volta, será mantido até que sobrem apenas dez times classificados. A partir daí, os seis clubes brasileiros que jogaram a Libertadores no mesmo ano en­­trarão na competição nacional, formando o grupo de 16 equipes que estarão nas oitavas de final. Caso o país não tenha um sexto representante na competição continental, a sexta vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil fica com o time mais bem colocado no ranking nacional.

Ricardo Teixeira revelou também que a Copa do Nordeste voltará a ser disputada sob a chancela da CBF. A competição terá 16 clubes, com quatro grupos de quatro cada, e ocorrerá entre janeiro e março de 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]