• Carregando...
Argentino Néstor Pitana demonstrou convicções em suas marcações na estreia da Copa 2018 | Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo
Argentino Néstor Pitana demonstrou convicções em suas marcações na estreia da Copa 2018| Foto: Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo

Cercada de expectativa, e com potencial de polêmica, foi imperceptível a utilização do VAR (Video Assistent Referee), o árbitro assistente de vídeo, na estreia da Copa do Mundo 2018, vitória da Rússia sobre a Arábia Saudita, por 5 a 0. O árbitro argentino Néstor Pitana se mostrou convicto nas marcações e não houve reclamações.

O primeiro gol dos russos, de Gazinsky, anotado de cabeça, despertou dúvidas: se houve falta do ataque dos donos da casa, na disputa com a defesa, e sobre um possível impedimento. Entretanto, o trio de arbitragem agiu com correção: não houve falta e o atleta em posição de impedimento não participou da jogada. Ainda no primeiro tempo, Cheryshev ampliou.

A segunda etapa também transcorreu normalmente, sem que pudesse ser notada do estádio alguma interferência do VAR. Os russos ampliaram o marcador para 5 a 0 em jogadas limpas, com Golovin, Dzyuba e, novamente, Cheryshev. Os sauditas não reclamaram de nenhuma possível irregularidade. O árbitro argentino foi auxiliado pelos compatriotas Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti.

Pitana conversa com atleta iraniano na estreia da Copa do Mundo 2018Jonathan Campos, enviado especial/Gazeta do Povo

O sistema implementado pela Fifa conta com até 33 câmeras nos estádios. E é com base nas imagens do jogo que uma equipe de quatro árbitros, que fica em contato por rádio com o apitador no campo, e quatro analistas, faz as avaliações. Ou seja, embora tenha tido atuação segura, Pitana pode ter contado com o auxílio imperceptível do VAR.

O sistema é uma aposta da Fifa e seu comitê de arbitragem, liderado pelo suíço Massimo Busacca. Dias antes do início do Mundial, o ex-árbitro concedeu entrevista coletiva em que exaltou a utilização do VAR na Copa do Mundo da Rússia, recurso que faz sua estreia em mundiais.

“Estamos convencidos, não é uma experiência. Não há competição entre o árbitro e o VAR. Uma ferramenta que veio para apoiar em situações muito difíceis de ver com dois olhos e apenas alguns segundos. Nada vai escapar”, comentou Busacca.

>> Leia também

ESPECIAL Copa 2018: notícias, tabela, agenda de jogos e serviço de TV

TABELA DA COPA: confira os jogos e grupos do Mundial

Receba notícias da Copa do Mundo de 2018 no seu WhatsApp

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho.

Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples.

Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]